Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO LOCAL

Adepará discute sobre produção de açaí em São Domingos do Capim

Reunião alinhou implementação da Guia de Trânsito Vegetal

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
12/05/2021 19h19

Representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) reuniram com autoridades do município de São Domingos do Capim, nesta terça-feira (11), em Belém, com vistas ao alinhamento para a implantação da Guia de Trânsito Vegetal (GTV) do açaí no município. Para alcançar o objetivo é necessário efetuar o cadastro de produtores no órgão.

"Direcionamos e orientamos para, cada vez mais, caminharmos juntos no fortalecimento das agroindústrias paraenses. Nosso objetivo é o mesmo: desenvolvimento local e maior geração de emprego e circulação de renda", disse Jamir Macedo, diretor-geral da Adepará.

O cadastro prévio dos produtores permite o mapeamento de áreas e abre possibilidades de melhores políticas para o açaí. Com a emissão da GTV, o fruto possuirá rastreabilidade, com informações desde a origem até ao destino final, além de potencializar a expansão de novos mercados. 

O prefeito Elsinho Silva destacou a atenção ao município do nordeste paraense. “Pretendemos trabalhar em parceria para a concretização deste trabalho, pois entendemos que ele trará grandes benefícios para nossos produtores e também para a sociedade, já que somos grandes produtores de açaí e o nosso tem sabor inigualável”, afirmou o prefeito.

Para o vereador de São Domingos do Capim, Raimundo Nascimento, tudo ainda é muito novo para os pequenos produtores. Segundo ele, uma das principais propostas é o fortalecimento da agricultura familiar, que não é só mecanizar, mas incentivar a diversificação da produção. "Junto com o Governo do Estado, vamos dar todo o apoio para podermos avançar, porque é algo pessoal de cada um de nós. Estamos caminhando para isso. O que me chamou a atenção foi o incentivo ao agronegócio artesanal. Acho que é algo que, em outro momento, devemos nos aprofundar nessa pauta", destacou Raimundo Nascimento.

Também presente à reunião, a vereadora Suzely Oliveira garantiu que a Câmara Municipal prestará todo o apoio, juntamente com a prefeitura, para implantar a Guia no município e firmar compromisso com os produtores locais. “Agradecemos pelo trabalho que está sendo levado aos nossos munícipes. Faremos todo o esforço para que, rapidamente, todo esse trabalho seja iniciado”, afirmou a vereadora.

Representando a Adepará, estiveram presentes o diretor-geral, Jamir Macedo; a diretora de Defesa e Inspeção Vegetal, Lucionila Pimentel; o gerente de Defesa vegetal, Rafael Haber; a gerente de Educação Sanitária, Karina Cardoso; e a gerente da Unidade de Guia de Trânsito Vegetal, Joselena Tavares.