Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Família de paciente centenário recuperado da Covid agradece e parabeniza equipe do HRPM

Por Vera Rojas (HEMOPA)
12/05/2021 18h03

Nesta quarta-feira (12), em que se comemora o Dia Mundial da Enfermagem, a gestão do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), recebeu uma mensagem de agradecimento do autônomo, Wanderley Soares da Conceição, 30 anos, que é filho do idoso Antônio Rodrigues da Silva, que esteve internado no HRPM para tratamento da Covid-19, venceu a doença, teve alta clínica dia 30 de abril, e há dois dias, completou 101 anos, graças ao atendimento recebido pela equipe multiprofissional do regional do Marajó.

"’Me chamo Wanderley Soares, neste dia 12 de maio, eu quero parabenizar toda equipe do Hospital regional do Marajó, em especial, aqueles que estão à frente no combate a Covid-19, na unidade. Quero agradecer grandiosamente, todos que cuidaram da saúde do meu pai, Antônio Rodrigues da Silva. Que Deus abençoe vocês e seus familiares, dando-lhe saúde, paz e vida com abundância. Muito obrigado por cuidarem do meu pai, que saiu curado da covid-19, com 100 anos de idade, parabéns pra todos e muito obrigado do fundo do coração", declarou o filho do usuário centenário que já enfrentou muitos desafios ao longo de sua vida e, em seu aniversário, dia 10/05, comemorou mais uma vitória, desta vez contra o novo Coronavírus.

De acordo com a enfermeira Rafaela Valente, que coordena a Ala para atendimento exclusivo da Covid-19, no HRPM, seu Antônio Rodrigues foi um caso bem peculiar por ter 100 anos de idade. Ele foi encaminhado via Regulação Estadual para internação no regional do Marajó, no dia 20/04, com desconforto respiratório.

Natural da cidade de Muaná, ele reside com a família há anos, em Breves. “No dia de sua alta clínica, ele foi recebido na saída do hospital pelo seu filho Wanderley Conceição que veio junto com esposa. Foi muita emoção. Fico muito feliz em ter colaborado para recuperação dele que completou mais um ano de vida, nesta semana. Isso é recompensador. É um presente para qualquer profissional da saúde”, ressaltou a enfermeira que comemora o dia de sua categoria no dia de hoje.

Desde que foi designado pelo Governo do Pará, em março deste ano, para ser fazer parte da rede de assistência de média e alta complexidade para pacientes com a Covid-19, em estado grave, a diretoria Técnica do regional do Marajó comemora a resolutividade na assistência, ao registrar 62 internações e 30 altas clínicas, até ontem (11). 

Diante da importância da assistência aos pacientes com a Covid-19, o Governo do Estado aumentou o número de leitos exclusivos para esse tipo de atendimento no Hospital, que passou de 13 para 23 leitos, sendo sete deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 16 leitos Clínicos.

Para tanto, a unidade hospitalar, referência na assistência aos usuários do SUS, no sudoeste Marajoara, possui uma equipe exclusiva para assistência de pacientes com Covid-19, em estado grave, composta por 44 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, além de auxiliares de higiene e limpeza.

A equipe do HRPM é responsável pelo atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (8º CRS), composto pelos municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel, que tem uma população estimada  em 300 mil habitantes.

SERVIÇO - O HRPM é um órgão do Governo do Estado que presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Unidade dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O hospital está localizado na avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro, do município de Breves. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.