Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVISÃO DO TEMPO

Maio será marcado pela transição do período chuvoso para clima seco no Estado

A análise é do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas)

Por Bruna Brabo (SEMAS)
12/05/2021 13h49

Em Belém, maio tende a seguir com chuvas leves e moderadas, segundo o Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da SemasChuvas leves, moderadas e tempo seco. Essas são as características climáticas para este mês de maio no estado, segundo o prognóstico climático do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

O mês de maio marca um período de transição entre o clima chuvoso e o menos chuvoso, por isso, apesar de as análises e previsões realizadas apontarem que a região Metropolitana de Belém (RMB) terá chuvas de curta duração e que a intensidade será entre leve e moderada, não está descartada a ocorrência de rajadas de vento e grande incidência de trovoadas.

"No caso da RMB, o mês de maio vai apresentar maior predomínio de sol durante as manhãs, as chuvas devem ocorrer principalmente entre o período da tarde e nas primeiras horas da noite”, informou Saulo Carvalho, coordenador Hidrometeorológico. Na região do Baixo Amazonas e nordeste paraense, as chuvas podem ser noturnas e nas primeiras horas do dia, com as mesmas características de intensidade. Para essas regiões, são esperados totais mensais de chuva oscilando entre 250 milímetros (mm) e 350 mm.

Na Região Metropolitana de Belém, a previsão para este mês é de chuva, principalmente, entre a tarde e as primeiras horas da noiteA porção central do estado terá um clima dentro do padrão, com início do período mais seco e com redução gradativa dos eventos de chuva e dos volumes mensais. Nessa região são esperados temperaturas máximas de até 35ºC e mínimas de 24ºC, com alguns pontos isolados dentro da categoria acima do normal.

Já na região de extremo sul do Pará os volumes de chuva mensal serão abaixo do normal para o período, sendo o clima seco a característica mais notória do mês de maio, o que categoriza-o como um período normal e abaixo do normal.