Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COVID-19

Profissionais de saúde da Poli Metropolitana recebem segunda dose da vacina

Vacinação dos trabalhadores de saúde faz parte da estratégia prevista no Plano Estadual de Vacinação, desenvolvido pela Sespa

Por Governo do Pará (SECOM)
11/05/2021 13h59

Na manhã desta terça-feira (11), os colaboradores da Policlínica Metropolitana, em Belém, receberam a segunda dose do imunizante contra o novo coronavírus. O Governo do Estado enviou as doses das vacinas Coronavac (Instituto Butantan) e AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) em momentos distintos à instituição. No Pará, a vacinação para os trabalhadores de saúde faz parte da estratégia prevista no Plano Estadual de Vacinação, desenvolvido pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa).

A aplicação das doses na Policlínica está ocorrendo por etapas e de acordo com a remessa enviada pela Sespa, em parceria com a Prefeitura de Belém. Atuando no enfrentamento ao novo coronavírus, a meta do Governo é vacinar, ao menos, 95% de cada um dos grupos prioritários, segundo o plano elaborado.

Para o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho, essa fase é muito importante e expressa um cuidado aos que estão combate à doença. “Neste momento, precisamos priorizar a imunização dos profissionais que atuam na linha de frente, pois são eles que estão ajudando a diminuir os índices da Covid-19. Precisamos cuidar de quem está nos cuidando”, declara o titular da pasta.

A diretora Executiva da Poli, Liliam Gomes, destaca o sentimento de dever cumprido com a imunização para os profissionais que estão assegurando os serviços de saúde. “Desde o ano passado estamos na linha de frente no enfretamento da Covid. Então, o sentimento, hoje, é de gratidão pela oportunidade de completude nessa missão”, diz a gestora.

Vacinados

O mesmo sentimento é expressado pela médica oftalmologista, Ana Luiza, que contraiu a doença em abril do ano passado e recebeu a segunda dose, na manhã desta terça. “É um momento de muita emoção. A gente cria uma esperança maior e recebendo a segunda dose, a esperança aumenta. Que a gente consiga combater esse vírus tão danoso para a nossa sociedade”, afirmou.

A recepcionista Renata Magalhães também comemorou e agradeceu a instituição pela oportunidade. Ela afirma que este momento vai trazer mais proteção e segurança para sua família, colegas de trabalho e torce para que todos sejam imunizados. “Agradeço a Policlínica por ter me dado essa oportunidade, porque pela minha idade não seria vacinada, mas por ser trabalhadora da saúde, eu e meus colegas tivemos essa conquista”, afirma.

Vacinação

O médico e diretor técnico da Policlínica, Luiz Fausto da Silva, garante que a vacinação no Brasil, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), é um grande exemplo para o mundo. “O programa de vacinação no Brasil faz parte de uma importante política de saúde”, conta. Além disso, o gestor comentou sobre as principais vacinas que estão sendo aplicadas na população, dos excelentes resultados e acredita na segurança dos profissionais de saúde para lidar com o novo coronavírus no futuro.

“Temos visto uma mudança no perfil do paciente desse período de atendimento da Covid, neste ano de 2021. Já estamos conseguindo perceber o efeito da vacinação na população. E a nossa esperança para que a gente possa ter um pouco mais de segurança e deixarmos essas medidas mais restritivas para o passado é justamente a ampliação da vacina.”

A Policlínica Metropolitana conta com uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia, assistentes sociais, recepcionistas e terceirizados. Do dia 6 de março a 16 de abril, a unidade teve seu perfil de atendimento alterado e voltou a realizar atendimento para os casos leves ou moderados da Covid-19. No dia 3 de maio, a instituição retornou ao perfil original de atendimento de especialidades.

Serviço:

Agendamento para os programas “Pré-operatório Rápido” e “Triagem Pós-Covid”

WhatsApp: (91) 98521-5110 – Comunicação somente através de mensagens;

Call Center: 4005-5110;

E-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br.

Por: Roberta Paraense.