Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

RMB registra menos de uma ocorrência por dia de crimes violentos em abril

Por Governo do Pará (SECOM)
10/05/2021 20h33

O planejamento estratégico de prevenção promovido nos últimos anos pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) tem gerado resultados significativos na Região Metropolitana de Belém. É o que apontam dados consolidados da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac) vinculada à Segup, que evidenciam 24 ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que reúne homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte no mês de abril de 2021, o que representa menos de uma morte por CVLI ao dia. 

A incrível marca deste ano é a menor se comparada com todos os meses de abril, desde 2010. Os dados são resultado da política que a pasta de Segurança Pública tem colocado em prática: integração, investimento e inteligência, os chamados três i’s, explica Ualame Machado, secretário de Segurança Pública e Defesa Social.

“Sempre pregamos uma integração muito forte, que é o primeiro i; um investimento muito forte na segurança pública, mas também a inteligência. Tudo isso vem dando certo. Nós temos feito muitos investimentos na integração das forças e do sistema, mas também na inteligência do policial, do agente, assim como nas inteligências artificiais para que elas possam trabalhar em nosso favor”.

Além do forte investimento nas forças de segurança, promovido pelo governo do Estado, existem também os trabalhos específicos das forças, pontua Ualame. O secretário lista o policiamento ostensivo e mais presença da Polícia Militar em pontos estratégicos, a investigação da Polícia Civil em resposta aos crimes de repercussão que ocorrem, e, ainda, no combate de grupos criminosos que praticam crimes em série, além do controle das casas penais pelo Sistema Penitenciário.

Além do policiamento, existem as políticas sociais que ajudam no combate à criminalidade como o programa Territórios Pela Paz (Terpaz), implementado nos bairros da Região Metropolitana de Belém em 2019, e que reúne ações de segurança pública e cidadania.

Os dados corroboram todas essas ações como, por exemplo, comparando o mês de abril de 2021 ao mesmo período do ano passado a diminuição é de 43% e, se comparar a 2019, quando o Terpaz foi iniciado, o índice é de 60%. Agora, se comparado a 2018, a diminuição é de 88%.

Apesar dos índices, a Segurança Pública continuará trabalhando sem medir esforços para seguir com o declínio da criminalidade. “O ano de 2019 foi de redução e 2020 também. Agora, vamos seguir trabalhando para que 2021 também tenhamos o destaque nessa redução. Nosso objetivo é que seja o terceiro ano consecutivo de redução”, ressalta o secretário Ualame.

Investimentos para reduzir crimes violentos - Aliada a toda estratégia de integração e investigação, a Segurança Pública tem enfatizado investimentos. Seja no aparelhamento de agentes, na entrega de equipamentos com tecnologia de ponta, ou reforma de instalações dando condições de trabalho dignas aos servidores. 

“Tudo que é de mais tecnológico estamos colocando na segurança pública, como reconhecimento facial nas câmeras, leitura de placas, melhorando a qualidade de lanchas com sonar, visão noturna, visão termal, comprando equipamentos também para as polícias”, sinaliza Ualame Machado. 

Ao longo do ano, estão previstas outras entregas de reforço, garante o secretário. “Então o ano de 2021 até aqui, realmente tem sido de modernização, nas coisas que surgem pelo mundo afora como tecnologia de ponta para que a gente possa utilizar no nosso Estado. Esperamos um ano de 2021 com ainda mais investimentos”.

Por: André Macedo (Ascom/Segup)