Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Grupamento Aéreo de Segurança finaliza décima distribuição de vacinas contra Covid-19

O Pará já recebeu 2.260.330 doses de imunizantes, do tipo CoronaVac/Sinovac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer

Por Governo do Pará (SECOM)
10/05/2021 14h24

Profissional do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), da Segup, abastece o helicóptero com as vacinas contra a Covid-19 O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) concluiu na manhã desta segunda-feira (10), a décima fase de distribuição de vacinas contra a Covid-19, realizada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), como parte do apoio logístico à Secretaria de Saúde de Estado (Sespa) para o avanço da campanha de imunização no Pará.

Foram empregadas duas aeronaves na operação: um helicóptero e um avião com cargas para atender quatro regionais de Saúde: 7ª, 8ª 11ª e 12ª. As aeronaves partiram do hangar do grupamento, em Belém, com destino aos municípios de Marabá e Conceição do Araguaia, no sudeste paraense, além de Afuá, Anajás e Chaves, no Arquipélago do Marajó.

Os imunizantes fazem parte da 19ª remessa de vacinas que chegou à capital paraense no sábado (8), enviados pelo Ministério da Saúde. São 31.200 doses da CoronaVac/Sinovac, produzidas pelo Instituto Butantan. O Estado, até o presente momento, já recebeu 2.260.330 doses de vacinas contra a Covid-19, entre imunizantes do tipo CoronaVac/Sinovac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer.

Avião do Grupamento Aéreo de Segurança (Graesp) utilizado nesta segunda-feira (10) na entrega rápida dos imunizantes ao interior Tão logo a Sespa recebe as vacinas no Ministério da Saúde, o planejamento de distribuição é elaborado. É nesse momento que o Grupamento Aéreo entra em ação realizando as entregas de forma célere, como destaca o diretor do Grupamento Aéreo, coronel Armando Gonçalves.

“A nossa sistematização começa ao distribuir efetivo e aeronaves para a missão, após isso dependemos da condição climática, se ela estiver favorável nós conseguimos distribuir as doses aos municípios de acordo com o planejado no dia. Ficamos honrados em participar de um momento tão importante como este e não medimos esforços para que o plano de vacinação seja cumprido dentro do prazo em todos os municípios do Estado”, relata o diretor.o domingo (9), as doses chegaram aos municípios de Soure, Salvaterra, Santa Cruz do Arari e Cachoeira do Arari. Nesta segunda-feira (10) foi a vez de Anajás, Chaves e Afuá, com voos que saíram no início da tarde.

*Por André Macedo (Ascom/SEGUP).