Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVIDÊNCIA

Igeprev Itinerante atende beneficiários em Paragominas e Santarém

As ações ocorrem até a próxima sexta-feira (14), das 9h às 14h

Por Dayane Baía (ARCON)
10/05/2021 12h07

A partir deste segunda-feira (10), o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) leva o serviço móvel para os municípios de Paragominas e Santarém. As ações ocorrem até a próxima sexta-feira (14), das 9h às 14h. Com a descentralização disponível desde fevereiro, a instituição alcançou mais agilidade na concessão de pensões e aposentadorias a servidores e militares do Estado.

Dotado de duas carretas climatizadas e equipadas, o serviço percorre diferentes regiões para promover atendimentos a quem busca verificar situação de aposentadorias, pensões e contribuições previdenciárias, entre outros.

Iverlândia Dias é cadeirante e avaliou positivamente o atendimento que recebeu em Igarapé-Açu. “Estou muito feliz pelo trabalho que a equipe do Igeprev está fazendo com os servidores do Estado, principalmente com as pessoas com deficiência que têm difícil acesso para se deslocar para outras cidades. Então, com a vinda da Unidade Móvel pelo Governo do Estado do Pará, facilitou muito a nossa vinda à cidade mais próxima para que pudéssemos resolver as situações de previdência”, pontuou a beneficiária.

O Igeprev Itinerante obedece às normas sanitárias de distanciamento, uso de máscaras e oferta de álcool para higienização de mãos. “Estamos ainda vivendo uma pandemia, então com esse trabalho da Unidade Móvel com certeza nos ajudou para evitar contágio. Usem máscara e evite aglomeração, o Governo faz a parte dele e o Igeprev também”, acrescentou Iverlândia.

Para a assistente administrativa da Coordenadoria de Cadastro e Habilitação (CCAH), Paula Gaia, a mobilidade oferece maior acessibilidade. “É um projeto muito importante, que visa proporcionar atendimento a todas as pessoas que não têm condições de vir até a capital, e às vezes precisam de atendimentos simples ou tirar dúvidas e não conseguem pela distância. Então a Unidade Móvel veio proporcionar esse atendimento nos interiores para aqueles que estão precisando de atendimento do Igeprev. A gente, como servidor, tem o dever de proporcionar um atendimento humanizado e nos sentimos bem em ver que conseguimos solucionar muitos processos por vir atender pessoas do interior do Estado”, afirmou a servidora.

Com a implementação do projeto, o órgão mais que triplicou o número de concessões, chegando a um total de 952 somente no mês de abril, em fevereiro ficou em 212. O dado indica aumento no número de servidores, militares e beneficiários que passaram para a inatividade e tiveram pensão concedida, representando incremento acumulado de 62,5% se comparado ao início do ano. Somente as Unidades Móveis registraram 3.388 atendimentos no primeiro quadrimestre de 2021.

De acordo com o presidente  Giussepp Mendes, a missão do órgão é oferecer atendimento qualificado e simplificar o processo de aposentadoria. “Este projeto além de levar atendimento aos beneficiários do Igeprev no interior, também leva atendimento aos que estão prestes a se aposentar. Selecionamos servidores capacitados, com conhecimento previdenciário para viajar nas Unidades Móveis e proporcionar o melhor serviço aos aposentados e aos servidores ativos que estão no processo de transição do serviço ativo para o inativo”, afirmou o titular do Igeprev. 

A Unidade Móvel do Igeprev atendeu 13 municípios, a maioria deles localizada nas regiões do Salgado, Nordeste e Oeste paraense: Belém, Castanhal, Santa Izabel, São Miguel do Guamá, Capanema, Bragança, Curuçá, Vigia, São Caetano de Odivelas, Igarapé Açu, Nova Timboteua, Santarém e Paragominas.  

Serviço:

- Paragominas

Endereço: Rua industrial – 19º Batalhão de Polícia Militar. Do dia 10/05 até 14/05, 9h às 14h.

- Santarém

Endereço: Praça Barão de Santarém – Bairro da Prainha. Do dia 10/05 até 14/05, 9h às 14h.