Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional do Baixo Tocantins vai realizar atendimento portas abertas para ortopedia

Serviço prestado pela unidade é referência para onze municípios do Pará

Por Caroliny Pinho (SESPA)
10/05/2021 09h27

A partir desta segunda-feira (10), o Hospital Regional do Baixo Tocantins – Santa Rosa, em Abaetetuba, vai iniciar o atendimento portas abertas para casos de baixa e média complexidade em ortopedia. A unidade é referência para moradores de Abaetetuba, Cametá, Moju, Igarapé-Miri, Baião, Mocajuba, Barcarena, Oeiras do Pará, Acará, Tailândia e Limoeiro do Ajuru.

“Com a melhora dos índices da Covid-19 no Estado, nós estamos retomando os projetos que iniciamos no ano passado, um deles é implementar portas abertas na especialidade ortopedia por todo o Pará”, afirma o secretário adjunto de Saúde do Estado, Sipriano Ferraz.

O paciente que precisar desse tipo de atendimento não necessitará de encaminhamento prévio pelo sistema de regulação do Estado. Na unidade, o serviço será voltado apenas para os casos de média e baixa complexidade, sendo os mais graves, como grandes traumas, perda da consciência, fortes baques na cabeça ou suspeita de fratura para a coluna, encaminhados ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua.

O atendimento contará com dois médicos ortopedistas de plantão que farão o pronto atendimento, de urgência e emergência, assim como as cirurgias. Serão realizadas até 100 consultas diárias e 200 cirurgias por mês.

“Essa medida visa atender uma necessidade histórica dessa região, que registra altos índices de acidentes automobilísticos. Nossa intenção é diminuir as transferências dos pacientes para outras localidades e ter outras unidades hospitalares referências em atendimento ortopédico em todo o Estado”, explica o secretário de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

Atendimento - Desde o segundo semestre do ano passado, o governo do Estado, por meio da Sespa, trabalha para ampliar o atendimento de ortopedia em todo o Pará. Em janeiro deste ano, o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no sudoeste do Pará, iniciou o atendimento em traumatologia pelo regime de porta aberta para casos graves e não graves. Já em fevereiro, o atendimento de ortopedia foi iniciado no Hospital Divina Providência, em Marituba, que tem capacidade para realizar até 300 cirurgias por mês.

Voltada à população da região de integração do Araguaia, o serviço porta aberta 24 horas em traumatologia passou a ser feito também pelo Hospital Regional de Conceição do Araguaia, enquanto casos mais complexos seguem encaminhados ao Hospital Regional de Redenção. A mudança também repercutiu na ampliação de 15 para 30 leitos em traumatologia e na disponibilidade de duas equipes ortopédicas na Unidade de Conceição do Araguaia.