Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO

HC celebra Dia das Mães com pacientes em tratamento

Por Marcelo Leite (COSANPA)
07/05/2021 20h53

Aos 67 anos, dona Sebastiana Sabina vive a expectativa de reencontrar com os seis filhos e marido, moradores do município de Santa Isabel, na Região Metropolitana de Belém. Longe de casa há quase duas semanas em função de um tratamento contra as complicações da diabetes, ela foi uma das pacientes do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) que pôde celebrar antecipadamente o Dia das Mães nesta sexta-feira (7), com as homenagens organizadas pelas equipes assistenciais da instituição.

“Foi um dia maravilhoso! Deu para sorrir um pouco com a festinha preparada para nós com todo carinho. Estar lá me fez lembrar do meu filho que sempre diz todo dia é dia das mães. Esse que se aproxima já está sendo especial com tudo isso, mesmo que não possa estar com todos os meus filhos”, conta dona Sebastiana. 

As homenagens foram realizadas ao mesmo tempo, com programações variadas nas diferentes clínicas. Música ao vivo para os adultos, bingo para as crianças e sessões de relaxamento na psiquiatria, todas as atividades respeitando protocolos de proteção contra a Covid-19. 

Para o terapeuta ocupacional Cleber Campos, a celebração do Dia das Mães resgata sentimentos importantes dos pacientes. “Esse tipo de atividade vem ao encontro da palavra amor como existência, arte, saúde e cuidar dos outros. O amor de mãe é o que melhor expressa esse conceito e fortalece a política de humanização da instituição”, destacou o profissional. 

Psicóloga e integrante do Comitê de Humanização do HC, Josie Mota ressaltou a importância da realização das homenagens e os benefícios para a continuidade do tratamento. “No ambiente hospitalar, as pessoas estão longe da família, longe da casa, das coisas gostam. Isso tudo fragiliza e momentos como esse promovem descontração, valorização e nos aproximam do nosso lado mais humano, que é o que buscamos enquanto hospital”, complementou a psicóloga.