Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Semas recebe mais de 20 litros de óleo de cozinha em dois dias de ação ambiental

Por Bruna Brabo (SEMAS)
07/05/2021 17h15

“A gente não pode descartar o óleo no ralo da pia, a gente tem que armazenar em função do problema que ele traz ao meio ambiente, então eu sempre guardei óleo. Agora, soube que a Semas está recolhendo e vim entregar. Eu acho ótimo essa iniciativa do governo, porque assim como eu, devem ter muitas pessoas que querem dar uma destinação correta para o óleo”, comentou a professora Sandra Araújo durante entrega de óleo na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas).

A sede da Secretaria conta com um ponto fixo de coleta de óleo na sede localizada na Travessa Lomas Valentinas, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 14h. Em dois dias de coleta, já foram recolhidos 21 litros de óleo. Esse resíduo será utilizado nas oficinas de sabão que a Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) promoverá nos bairros atendidos pelo TerPaz. "O descarte correto é importante para não degradar o meio ambiente. Essa iniciativa da Semas é muito boa", disse o rodoviário José Augusto de Souza Machado, que entregou 4 litros de óleo de cozinha.
 
Ainda nessa semana, servidores da Semas participaram de uma oficina sobre a reciclagem do óleo de cozinha, a ideia é transformar o resíduo em barra de sabão. O objetivo da ação é capacitar técnicos para ensinar a confecção aos moradores dos bairros do Guamá, Jurunas, Terra Firme, Benguí, Cabanagem (Belém), Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba). Além de fomentar a sustentabilidade e a economia nessas áreas.  

“Nesses dois dias nós fizemos uma demonstração do reuso do óleo de cozinha para fabricação de sabão, e mostramos dados sobre o quanto esse óleo, quando é descartado de maneira irregular, traz malefícios. É uma série de problemas que o descarte irregular desse resíduo causa, então nós tivemos o cuidado de mostrar isso, nesses dois dias, para os nossos servidores, que serão nossos multiplicadores e estarão em contato com a comunidade em geral dentro do TerPaz”, explica Andreia Monteiro, da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), setor que realizou a oficina.

A Semas reforça a educação ambiental através da construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida e sua sustentabilidade. “Desenvolver esse projeto de reciclagem de óleo de cozinha junto com a comunidade é uma experiência muito positiva na medida em que as pessoas serão conscientizadas da importância da preservação do meio ambiente como única forma de garantir uma vida de qualidade para as futuras gerações”, destacou o secretário adjunto de gestão e regularidade ambiental, Rodolpho Bastos. 

Estima-se que 1 litro de óleo de cozinha pode contaminar 1 milhão de litros de água. A reciclagem desse líquido é uma alternativa para conter os problemas ambientais e sanitários que o descarte inadequado pode provocar, assim como, incentivar a economia doméstica, gerando renda e promovendo as redes de cooperativa.

Alessandra Azevedo é bióloga da Ceam e participou do workshop pela primeira vez. “Eu tinha bastante curiosidade para saber como acontece a reciclagem. O que mais me chamou atenção foi a mágica do processo, transformar o óleo em outra substância. Capacitar os técnicos é de fundamental importância para repassar essas informações para a comunidade em geral”, disse a servidora.