Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Clínicas mobiliza servidores em ação educativa sobre a higienização das mãos

Atividade educacional, nesta sexta-feira (07), reforçou a importância da limpeza como forma de prevenção de doenças infecciosas e bacterianas.

Por Marcelo Leite (COSANPA)
07/05/2021 17h01

Ação educativa no HC chamou a atenção para a lavagem de mãos como alternativa eficaz na prevenção de infecções graves  Para lembrar a passagem do Dia Mundial de Higienização das Mãos (5), a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) mobilizou servidores em uma ação educacional realizada nesta sexta-feira (07), com objetivo de reforçar a importância da limpeza como forma de prevenção contra a proliferação de doenças infecciosas e bacterianas.

A data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é usada em unidades de Saúde, para sensibilizar profissionais, pacientes e acompanhantes sobre a forma correta de higienização das mãos e os cuidados necessários para evitar infecções durante a assistência. 

A edição deste ano trouxe o tema “O cuidado seguro está em suas mãos”. “Hoje, a sociedade em geral sabe a importância desse gesto simples que sempre fez parte do ambiente hospitalar. Por isso, buscamos não só trazer uma nova linguagem, como também um momento de descontração diante do cenário atual”, explicou a enfermeira, Gizelle Azevedo, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HC.  

Durante a programação, técnicos de Saúde experimentam atividades lúdicas sobre a forma correta de se lavar as mãos campanha usou a réplica de uma enfermaria num dos corredores da instituição para a simulação de um atendimento a paciente. No local, os principais vírus, bactérias e fungos encontrados em ambientes hospitalares foram “expostos” para lembrar os perigos de contaminação, caso a higienização das mãos não fosse feita de forma correta antes, durante e após o procedimento.

Uma caixa com iluminação especial também foi montada para comprovar a eficácia da higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, desde que feita conforme o passo-a-passo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Controle

Mesmo sendo parte do cotidiano hospitalar, a higienização das mãos é controlada de perto nas Unidades de Terapia Intensiva do HC, por meio de indicadores monitorados mensalmente.