Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLV. ECONÔMICO

Codec realiza workshop de atração de investimentos com a prefeitura de Abaetetuba 

Por Igor Nascimento (SEMAS)
07/05/2021 16h35

Nesta sexta-feira (7), a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) promoveu um workshop de capacitação em atração de investimentos com a prefeitura municipal de Abaetetuba, município do Baixo Tocantins. O objetivo do encontro foi ressaltar a importância do planejamento e implementação de políticas públicas de atração de negócios capazes de impulsionar a economia. No evento, realizado por videoconferência, com a presença de técnicos de várias áreas da nova gestão municipal, foi estabelecido um cronograma de atividades a serem desenvolvidas até o próximo mês.

Os workshops realizados com as prefeituras integram as ações prioritárias da Codec a serem desenvolvidas ao longo de 2021 e propõem a realização de estudos e levantamentos sobre logística e infraestrutura das localidades, elaboração de leis de incentivos fiscais, pesquisas sobre vocações econômicas em destaque nas regiões, elaboração do Guia do Investidor, além de análises sobre a viabilidade da implementação áreas econômicas incentivadas, como Parques da Pequena Indústria e Distritos Industriais. 

Augusto Cesar Anunciação, gerente de Novos Negócios da Codec, destacou, durante o evento com a equipe de Abaetetuba, todas as etapas necessárias para a preparação do município para novos investimentos, incluindo dicas sobre desburocratização, fortalecimento de micro e pequenas empresas, criação de um site promocional do município, além de análises sobre cidades que são casos de sucesso no Pará e em outros Estados do País em atração de negócios.  

“O mais importante dessas ações é que elas começam no planejamento, fazendo com que isso seja perene no município. Além disso, a presença de logística e infraestrutura adequadas, como no caso de Abaetetuba, que é próxima ao porto de Vila do Conde, é fundamental, considerando que os portos do Norte já ultrapassaram os do Sudeste em movimentação. Esse planejamento é fundamental para melhor recepcionar as empresas que querem se implantar e prezam por celeridade, o que torna a desburocratização também muito importante”, explicou Augusto Cesar. 

“Não podemos esquecer que estamos na Amazônia e que precisamos pensar em quais oportunidades essa região oferece, como a bioeconomia, o aproveitamento da floresta em pé e a verticalização dos recursos que ela oferece, industrializando-os”, finalizou.  

Para o secretário de Finanças de Abaetetuba, Rômulo Barros, o planejamento das ações já estavam no radar da prefeitura e agora, com a parceria da Codec, os objetivos tornam-se mais alcançáveis. “Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer por essa capacitação tão importante para nós e para o nosso município, que já é considerado como a bola da vez para os investimentos. O que muito nos preocupa é o desenvolvimento de um planejamento, estudo sobre incentivos fiscais, algo que foi dito aqui e que é fundamental, e o Distrito Industrial de Abaetetuba, pois acredito que o município já comporta um Distrito, em razão das proximidades com os mercados internacionais”, disse o secretário.

“Considero que hoje, demos um grande passo com a Codec. Vamos fazer cumprir esse cronograma, pois uma das pautas da nossa gestão é o desenvolvimento, portanto esse trabalho terá prioridade”, concluiu.