Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABRIL

Pará registra aumento de mais de 50% na abertura de empresas em relação a 2020

Ao todo, 7.828 negócios foram abertos no mês passado em todo o Estado

Por Giovanna Abreu (SECOM)
07/05/2021 10h53

Cresceu o número de empresas abertas no estado do Pará. No mês de abril de 2021, 7.828 negócios foram registrados, o que representa um aumento de 50,25% em relação ao mesmo período de 2020, quando 5.210 empresas tiveram seus registros formalizados. Os dados fazem parte do relatório de registro mercantil da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa).

“O balanço das atividades econômicas possibilita uma aproximação das demandas de mercado crescentes na região e mostra que, apesar da crise de saúde, ainda temos um grande número de empresas se formalizando”, afirma Cilene Sabino, presidente da Jucepa.

A empresária Joseclea Pereira, que atua há oito anos no mercado de cafeteria, foi uma das empreendedoras que fez o registro do seu novo negócio na Junta. Após desfazer a sociedade em uma tapiocaria no início da pandemia da Covid-19, Joseclea decidiu recomeçar sozinha.

“Foi muito difícil, especialmente com todos os desafios que nasceram com a pandemia, como as restrições de horários, fechamentos, distanciamento social. Muito empreendedores ficaram com medo do que estava por vir, mas eu decidi encarar. Comecei com delivery e, há dois meses, dei início a um sonho: minha nova loja física”, conta.

Joseclea Pereira foi uma das empresárias que fez o registro do seu novo negócio na Junta ComercialCom o apoio do Sebrae, a empresária afirmou que o processo de formalização da empresa foi rápido e tranquilo na Jucepa. “Recebi todas as orientações que precisava. Todo o processo foi online e não tive nenhum problema. Agora só quero dar continuidade na minha história, com a minha empresa direitinha, formalizada e garantindo toda a qualidade aos nossos clientes”, assegura.

O setor do comércio representa 52% de todos os novos empreendimentos em 2021, seguido por serviços (39%) e indústria (9%). O setor de serviços continua puxando a alta no Estado, com variação anual de 48,59% entre abril do ano passado e deste ano.

A capital do Estado lidera o número de abertura de empresas com 2.375 registros. O município de Ananindeua contabilizou 866 aberturas, seguido de Santarém com 427, Parauapebas com 372 e Marabá com 300 empresas abertas.