Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLUÇÕES INOVADORAS

Governo apresenta proposta para programa nacional de incentivo a soluções inovadoras

Fapespa e PCT Guamá realizam a captação de recursos para 50 proposições de novos negócios no Pará

Por Giovanna Abreu (SECOM)
06/05/2021 12h46

Transformar ideias em negócios inovadores de sucesso com base no desenvolvimento sustentável. Esta é a proposta da “StartUP Pará e Centelha em prol do empreendedorismo do Pará”, apresentada pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) à segunda edição do Programa Nacional Centelha, que estimula a criação de empreendimentos inovadores e dissemina a cultura empreendedora pelo Brasil. 

Coord. do Startup Pará, Maria Trindade frisa que a oportunidade de captação de recursos soma com os investimentos feitos pelo EstadoSegundo a coordenadora do Programa Startup Pará, Maria Trindade, além da possibilidade de gerar modelos de negócios inovadores, o Pará ganha a oportunidade de captação de recursos que vêm somar com os investimentos feitos pelo Estado. A participação no programa reforça o interesse do Estado em incentivar a cultura empreendedora paraense.  

“No Pará, funciona a regra ‘1 para 2’, ou seja, o Estado investe 1 milhão de reais, enquanto o Programa Centelha entra com aporte de 2 milhões, o que totaliza 3 milhões de reais, que serão repassados diretamente aos empreendedores paraenses por edital”, explica a coordenadora. Serão apoiadas 50 propostas paraenses de empreendimentos com o valor de até 60 mil reais. 

O Pará é representado pela Fapespa como a instituição contratante ou convenente e pelo Parque de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PCT) Guamá como coexecutor (execução técnica). 

O programa está em fase de capacitações online das Equipes Executoras Estaduais. A primeira capacitação aconteceu em 27 de abril de 2021; a segunda capacitação será nos próximos dias 12 e 13 de maio, e versará sobre a Metodologia e Manuais do Centelha; a terceira, em 25 de maio, sobre os Aspectos Jurídicos e Contratuais das Equipes Executoras junto ao programa. 

O Comitê Gestor formado por técnicos da Fapespa e do PCT Guamá finalizará a capacitação no mês de maio e seguirá com a elaboração do edital, atendendo as regras da carta convite do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores Centelha II 06/2020. 

O edital para selecionar os empreendedores em cada estado tem previsão de lançamento para agosto desse ano. Clique aqui e acompanhe mais informações do programa. 

CENTELHA 

A iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), tem parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), sob a operação da Fundação Certi, organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que proporciona soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor.