Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MULTIPLICADOR

Detran leva cursos de educação no trânsito para São Félix do Xingu

Primeira turma foi formada por profissionais da área de educação, saúde e agentes de fiscalização

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
05/05/2021 11h40

Equipe da Coordenadoria de Educação de Trânsito do Detran em orientação a condutores de motos e carros em São Félix do XinguNo intuito de formar uma rede de apoio com a comunidade local, gerando troca de conhecimento e conscientização a respeito da segurança na mobilidade urbana, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), por meio da Coordenadoria de Educação de Trânsito (CED), realizou entre os dias 23 e 30 de abril, o curso de Agente Multiplicador em Educação Para o Trânsito, no município de São Félix do Xingu, no sudeste do estado. Formada por profissionais da área de educação, saúde e agentes de fiscalização, a primeira turma da capacitação recebeu panfletos, materiais de apoio e informativos com orientações educativas.

Durante a formação, a equipe de educação do Detran ministrou um conteúdo pedagógico de aprendizagem, sobre mobilidade urbana segura a condutores e pedestres. Os participantes receberam orientações sobre ética e cidadania, legislação de trânsito, comportamento seguro e práticas pedagógicas no trânsito, e encerraram com a realização de uma blitz educativa nas vias movimentadas da cidade.

"Seguimos todos os protocolos de segurança para evitar a contaminação pela Covid-19. Os alunos receberam material de apoio e essa capacitação tem como objetivo preparar esses profissionais para tecer uma rede de multiplicadores que trabalhem a educação para o trânsito, em parceria com o município, tornando-o cada vez mais seguro", afirma a gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran e umas das coordenadoras da ação, Jomaine Marinho.

No encerramento da formação, os alunos participaram de uma blitz educativa como exercício prático, visando conscientizar a comunidade local sobre um trânsito mais humano. Para João Jaime, aluno participante e representante da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de São Félix do Xingu, a iniciativa é de grande valia para a melhoria do trânsito no município.

Um dos momentos do curso de Agente Multiplicador em Educação Para o Trânsito, em São Félix do Xingu, no sudeste do Pará “Tenho uma grande esperança que, após esse curso, aumente o número de pessoas conscientizadas que irão passar a utilizar as vias públicas da cidade de forma segura. Após essa formação, com projetos educativos, tenho certeza que o trânsito de nossa cidade vai se tornar cada vez mais humanizado e tranquilo”, ressalta.

Além do agente multiplicador, uma série de cursos estão sendo ofertados e a equipe de educação segue no município até o próximo domingo (9). A iniciativa faz parte do projeto pedagógico da CED para educar e orientar sobre a municipalização do trânsito no município. Entre os cursos, estão: a capacitação para mototaxistas, motofretistas e profissionais taxistas busca educar e habilitar os condutores a exercerem a profissão com segurança no trânsito.

Com a colaboração de Ana Laura Costa.