Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Regional do Leste orienta acompanhantes sobre cuidados com os pacientes

Projeto realizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização abre um canal de comunicação para esclarecer dúvidas e informar sobre direitos e deveres dos usuários

Por Governo do Pará (SECOM)
04/05/2021 19h53

Orientar os acompanhantes sobre os cuidados necessários com os pacientes, seus direitos e deveres, e as normas e regras no ambiente hospitalar, é o principal objetivo do Projeto “Orientação aos Acompanhantes”, desenvolvido no Hospital Regional Público do Leste (HRPL), no município de Paragominas, pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), sob a coordenação do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

Equipe do Hospital em um dos encontros com acompanhantesCom a iniciativa, a gestão da unidade de saúde visa contribuir com a Política Nacional de Humanização (PNH), ampliando a defesa dos direitos dos usuários. As ações do projeto, que ocorrem em encontros semanais entre o SAU e acompanhantes, consolidam a cada dia um canal de comunicação para esclarecer dúvidas com vistas à alta programada do usuário.

Segundo a coordenadora do SAU, Iza Layana Galdino, o projeto tem um impacto positivo em relação aos atendimentos no HRPL, ao orientar sobre normas e regras do Hospital. “Esse relacionamento estreito com o acompanhante nos ajuda muito a seguir de forma harmônica e eficiente o fluxo de atendimento e fluxo dos protocolos do Hospital. Além disso, contribui com uma assistência mais humanizada e eficaz, além de um atendimento mais colaborativo entre o acompanhante e nossa equipe multiprofissional, que têm objetivo em comum: a recuperação dos nossos pacientes”, destacou a coordenadora.

De acordo com a acompanhante Maria Elide Sousa Oliveira, o projeto ajuda muito os acompanhantes por esclarecer dúvidas, repassar informações importantes e orientar sobre como melhorar o cuidado com o paciente.

“O projeto tem nos conscientizado e nos auxiliado sobre como devemos cuidar melhor de nossos pacientes. Sem essas orientações, corremos o risco de fazer alguma coisa não compatível às regras do Hospital”, disse a acompanhante.O Hospital Público do Leste também está no enfrentamento à Covid-19

Estrutura - A unidade presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 23 municípios paraenses. Referência em atendimento de urgência e emergência às vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), atualmente o HRPL também é referência no enfrentamento à Covid-19.

Assim como nos demais hospitais regionais do Pará, os pacientes precisar ser referenciados dos hospitais municipais e unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e passam por avaliação da Central Regional de Regulação. De acordo com o caso e a oferta de vagas em leitos, é validado o encaminhamento do paciente para atendimento no Hospital Regional Público do Leste. Nos casos de urgências do Samu, a unidade recebe os pacientes diretamente pelo Pronto Atendimento, com equipe de suporte 24 h. (Texto: Joelza Silva – Ascom/HGI).

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) está localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no Bairro Nova Conquista, em Paragominas, na Região de Integração Rio Capim.