Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Governo do Estado homenageia profissionais da linha de frente de combate à Covid-19

Neste sábado (1º), celebra-se o Dia do Trabalhador, e o Executivo estadual agradece a cada servidor e, em especial, aos que seguem nos serviços essenciais à população

Por Giovanna Abreu (SECOM)
01/05/2021 10h44

Os profissionais de Saúde se dedicam diuturnamente ao cuidado da população do Pará neste período difícil de enfrentamento à Covid-19 O Dia do Trabalhador, celebrado neste sábado (1º), é uma data de reflexão sobre legislações trabalhistas, de fortalecimento da luta de trabalhadores e de celebração de conquistas profissionais. Reconhecendo o valor de todas as categorias, o Governo do Estado homenageia os profissionais que atuam, incansavelmente, na linha de frente de combate à Covid-19 há mais de um ano, sobretudo, nas áreas da saúde e da segurança, que configuram serviços essenciais à população.

“É importante parabenizar todos os profissionais que atuam na saúde pública. Já estamos há mais de um ano nesta pandemia e o trabalho de todos tem sido fundamental no combate contra o coronavírus” ressalta Romulo Rodovalho, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

Acolher, salvar vidas e devolver a esperança para famílias. É assim que a assistente social do Hospital de Campanha (HC) do Hangar, Cíntia Cardoso, define a luta do dia a dia de trabalho dos profissionais da saúde. “Ter a oportunidade de atuar aqui representa muito. É um desafio não só para mim, mas para todos os colegas. Cada acolhimento, conversa, apoio ao familiar representa algo especial para quem está aqui na linha de frente dessa guerra contra a Covid-19, que é uma doença tão dolorosa e que distancia as pessoas. Eu amo o meu trabalho”, ressalta.

A enfermeira Juliana Mendes atua desde o início da pandemia no enfrentamento da doença e considera uma satisfação trabalhar diretamente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital de Campanha da capital. "Poder atender a população em um momento difícil como esse e ver o bom empenho de toda equipe em prol da recuperação de cada paciente é uma felicidade. Me sinto privilegiada de fazer parte de uma equipe multiprofissional tão atenta e cuidadosa e, sobretudo, de poder fazer o que eu amo aqui dentro do Hangar”, garante. 

Capitã Médica da Polícia Militar do Pará, Carlliane Martins: "(A Covid-19) trouxe quebra de paradigmas, saída da zona de conforto". O enfrentamento à Covid-19 trouxe, segundo a Capitã Médica Carlliane Martins da Polícia Militar do Pará, uma série de mudanças, para todos os profissionais da área de saúde. “Trouxe quebra de paradigmas, saída da zona de conforto. Nós, médicos, deixamos de ser especialistas em Cardiologia, Neurologia ou outra especialidade, para sermos simplesmente médicos. E quando eu falo simplesmente, não é no sentido de minimizar, mas sim de ampliar e ressignificar o que é ser médico anos após a nossa formatura. Todo trabalho deve ser encarado com senso de dever e de responsabilidade”, afirma. 

O titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), Ualame Machado, ressaltou o reconhecimento do trabalho dos agentes da segurança pública do Estado desde o início da pandemia. “Nós somos muito gratos, não só como gestores, mas como cidadãos, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido por cada profissional da segurança pública. Nossos parabéns a essa categoria que nunca pode parar e nunca parou. Nós queremos reconhecer esse trabalho e dizer que todo o nosso apoio sempre será dado para que possam continuar defendendo a sociedade paraense, dando segurança e protegendo cada cidadão deste estado”, afirma. 

Perito criminal, Jadir dos Santos: "A Covid-19 nos trouxe uma gama muito maior de cuidados e protocolos que temos em nossa atividade".Perito criminal, Jadir dos Santos atua no Núcleo de Crimes Contra a Vida do Centro de Perícias do Estado do Pará e ressalta como a pandemia modificou a rotina profissional deste trabalho, que é responsável por criar a prova material dos diversos crimes que atentam contra a vida humana.

“Além de nos prevenir contra a contaminação dos fluxos biológicos da manipulação de cadáveres frescos e putrefeitos, a Covid-19 nos trouxe uma gama muito maior de cuidados e protocolos que temos que ter com nossa atividade profissional, precisamos redobrar os cuidados. Todos tivemos medo de nos contaminar e levar o vírus para nossos familiares, mesmo com todos os cuidados”, conta o perito.