Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

'Projeto Segurança por Todo o Pará' chega a Castanhal nesta quinta-feira, 29

Evento reuniu gestores dos órgãos de Segurança Pública

Por Governo do Pará (SECOM)
29/04/2021 17h14

Com o objetivo de fortalecer a integração do sistema estadual de segurança, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) apresentou, na manhã desta quinta-feira, 29, o Projeto 'Segurança Por Todo o Pará' em Castanhal, nordeste paraense. O evento, realizado no auditório do quartel do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros, reuniu gestores estaduais de órgãos da Segurança Pública juntamente com servidores que atuam no município.

Com o intuito de percorrer todas as regiões integradas de segurança pública (Risp), o projeto busca descentralizar a gestão estadual e fomentar ações de combate à criminalidade levando em consideração as peculiaridades de cada localidade.

Com presença dos gestores e representantes da segurança pública estadual, a ideia é que no projeto sejam expostas todas aquelas medidas que obtiveram êxito na Região Metropolitana de Belém, promovendo a interiorização dessas estratégias mesclando com a realidade local.

“Nós vamos até os locais juntamente com  todos os gestores de segurança pública para que possamos ouvir quem trabalha na ponta e saber das suas dificuldades, das necessidades e também das ideias que podem melhorar o policiamento e segurança em cada região”, explica Ualame Machado, secretário de segurança pública e defesa social.

Durante o evento, foi instalado um Comitê Integrado de Gestores de Segurança Pública Regional (Cigesp) que irá elaborar um plano tático executado através de um processo de gestão integrada. O projeto visa que todas as regiões tenham seus comitês de gestão regional instalados, bem como seus planos táticos em execução. 

“O objetivo é ouvir, fazer um planejamento em cima daquilo que será debatido durante as oficinas, para que a gente possa oferecer os meios, sejam logísticos, equipamentos, tecnologias, racionalização de efetivo, operações pontuais com repressão qualificada, prevenção e tudo aquilo que é definido pela própria equipe no local de trabalho”, finalizou Ualame Machado. 

Planejamento e ação - Durante as oficinas integradas, promovidas pela tarde da quinta, 29, e na manhã da sexta-feira, 30, os servidores serão ouvidos para elencar os principais desafios enfrentados. Posteriormente, será elaborado o plano tático executado pelo Cigesp. As oficinas dão continuidade ao planejamento de fortalecer e preparar os agentes de segurança pública que atuam no município.

Participaram do lançamento do projeto o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior; o delegado-geral de Polícia Civil, Walter Rezende; o sub-comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alexandre Nascimento; o diretor do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Celso Mascarenhas; o diretor do Departamento de Trânsito do Estado, Marcelo Guedes; e o comandante do Comando de Operações Penintenciárias do Estado, tenente-coronel Mauro Maués Paixão.

Investimentos  - A Segurança Pública também prevê investimentos para a 3ª Região Integrada de Segurança Publica, onde Castanhal está situada, como a troca de todo o sistema de rádio, para um sistema digital e cobertura 100% em toda região, novas câmeras de monitoramento com inteligência artificial que compreende reconhecimento facial e leitura de placa de veículos.

Estão previstas também algumas entregas para reforçar o policiamento ostensivo na região como a do novo posto da Polícia Militar na Ilha de Algodoal nesta sexta-feira, 30. Para o policiamento da área já foram entregues quadricículos, lancha e todos os equipamentos adequados para região. 

Texto: André Macedo (Ascom/Segup)