Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNANÇA PARTICIPATIVA

Webinário aborda protagonismo da juventude e mobilização social nas áreas do TerPaz

Troca de experiências e debate sobre a juventude e a violência marcaram o segundo dia do evento realizado pela Seac

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
28/04/2021 22h50

O protagonismo da juventude nas políticas públicas e Diálogos sobre Mobilização Social: a construção de referenciais foram os temas debatidos no segundo dia do webinário "Percursos para uma Governança Participativa – Experiências e Práticas do TerPaz", realizado pela Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania (Seac), na noite desta quarta-feira (28).

A importância das qualificações oferecidas pelo TerPaz foi ressaltada no evento Na primeira mesa-redonda foi abordado o diálogo sobre a participação dos jovens na sociedade, na produção de intervenções políticas e na criação de suas próprias estratégias de enfrentamento às privações cotidianas. Participaram desta primeira etapa a antropóloga e professora do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB) Haydée Caruso, que ressaltou a importância da participação dos jovens nas políticas públicas.

"A proposta foi centrada na relação entre juventude e violência. Posso pontuar três aspectos que me parecem importantes e fazem parte da minha agenda de pesquisa da Universidade, que são: as juventudes e o não reconhecimento de sua diversidade, a segunda dimensão tem a ver com as juventudes e as escolas brasileiras e o terceiro e último tema, que é a relação entre as juventudes e as polícias”, pontuou a palestrante.

Cenas de Paz - Morador do bairro da Cabanagem, em Belém, Mederiá Brandão, estudante de Artes Visuais na Universidade Federal do Pará (UFPA), também integrou a mesa, ressaltando a importância de sua participação no Projeto Cenas de Paz, inserido no Programa Territórios pela Paz.

“O TerPaz me trouxe aprendizado, dignidade e esperança. Essas seriam as minhas definições do programa, não só para mim, mas para quem vive no bairro da Cabanagem e quem mora ao entorno. E por trazer um curso de comunicação integrada que a pessoa, além de poder participar dessa qualificação, tem a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, como foi o meu caso, que hoje trabalho na TV Cultura”, informou.

Segundo a mediadora Vanessa Vasconcelos, diretora da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), “é de fundamental importância a gente sempre compartilhar experiências. Quem desenvolve políticas públicas, principalmente voltadas para as pessoas mais carentes, precisa compartilhar, porque por mais que tenhamos um mundo globalizado, muita informação circulando parece que as pessoas ainda não sabem o que se faz por elas. Então, um momento como esse, usando as mídias sociais, é um momento de extrema relevância. Primeiro que envolve todas as instituições que compõe os Territórios pela Paz, e segundo, faz com que tudo que aquilo que se faça chegue à sociedade”, frisou a mediadora.

O evento reúne gestores dos Territórios e convidadosMobilização - A segunda mesa-redonda propôs uma reflexão sobre as diferentes formas de conceder, planejar e organizar a mobilização social para o exercício da cidadania, com a participação da gestora do Território do bairro do Guamá, Kelley Mendes, que ressaltou as dificuldades enfrentadas no dia a dia.

“Os desafios não acabam, porque a cada dia a comunidade tem uma forma de se reinventar e novas propostas surgem. Uma grande dificuldade que enfrentamos no início do Programa TerPaz foi a questão do número habitacional, já que o bairro do Guamá é o mais populoso do município de Belém, e é muito extenso. Então, para melhor atender à população, dividimos o Território em quatro pontos, para assim levar os atendimentos realizados pelo Programa”, explicou. 

A socióloga e gerente executiva de Programas do Instituto Reação, do Rio de Janeiro, Leriana Figueiredo, abordou a necessidade de sempre buscar novos conhecimentos. Segundo ela, “essa troca de experiências é muito importante na área da mobilização social, especialmente abordando três pontos fundamentais: os espaços de mobilização como espaços de construção da democracia, a importância desses espaços para o surgimento e visibilidade de referenciais desses territórios, onde as políticas públicas são inseridas, e também como garantir que esses espaços possam criar a ambiência necessária para a continuidade da participação das diversas representações”.

A mediadora Ida Pietricovsky, jornalista e assessora de Comunicação do Unicef em Belém, ressaltou que “o webinário realizado pelo Seac é uma importante etapa de qualquer projeto social em que se espera a mobilização e o engajamento de atores nos territórios onde é desenvolvido, pois é uma devolutiva sobre o que aconteceu, mas também uma reflexão sobre os resultados obtidos”.

O Webinário prossegue até o dia 30 (sexta-feira), transmitido ao vivo, das 19 às 20h30. Após o evento, todo o conteúdo ficará disponível nas redes sociais da Seac.

Programação:

3° Dia: 29 de abril de 2021 – Mesas

Das 19 às 19h40 - mesa-redonda 1

Participantes: Gabriella Oliveira, gestora do Território Terra Firme

Weligton Frazão, Periferia em foco

Mediador: Paulo Garcia (Seac)

Tema: Mídia e TerPaz: estabelecendo relações com o Território

Das 19h50 às 20h30 - Mesa Redonda 2

Participantes: Jana Boghi, diretora executiva do Coletivo Ela Pode + e Juliana Chaves, gestora do Território do Bengui

Amanda Pimentel, coordenadora Institucional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)

Mediadora: Carol Sales – gerente de Território 

Tema: Mulheres empreendedoras

4° Dia: 30 de abril de 2021 – Mesas 

Das 19 às 19h40 - mesa-redonda 1

Participantes: Amanda Engelke, gestora do Território Nova União/São Francisco, e Delma Braga, gestora do Território Jurunas.

Luciane Patrício, Universidade Federal Fluminense

Mediação: Francisco, Coletivo Terra Firme

Tema: Arranjos locais para uma participação social efetiva

Das 19h50 às 20h30 - Mesa Redonda 2

Participantes: Capitão PM Denison Souza, comandante da 4ª Companhia - 20° BPM, da Terra Firme, e Gabriella Oliveira, gestora do Território Terra Firme

Tenente PM Ellen Marques, GPA 

Mediador: Vitor - Gestão do Território do Icuí

Tema: Estratégias de segurança pública para atuação no território.