Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABERTURA

Webinário realizado pela Seac destaca a importância do Territórios pela Paz

Evento, com duração de quatro dias, tem como tema "Percursos para uma Governança Participativa – Experiências e Práticas do TerPaz"

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
28/04/2021 08h06

Na noite de terça-feira (27), ocorreu o primeiro dia do webinário "Percursos para uma Governança Participativa – Experiências e Práticas do TerPaz", realizado pela Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania (Seac). O evento terá a duração de quatro dias, e a transmissão é feita pelo Facebook da Seac.

O webinário é aberto ao público em geral e tem como objetivo intercambiar experiências e práticas de gestão participativa no âmbito das políticas públicas. O evento busca ainda sistematizar as boas práticas em torno do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), socializar as atividades e resultados das Redes Locais de Cidadania do programa e intensificar a divulgação dos resultados e tecnologias sociais obtidos a partir de experiências e práticas, bem como conhecer e compartilhar experiências de governança local.

No primeiro dia (27), foi realizada a abertura do evento, na qual os participantes explicaram os objetivos do webinário, o papel das Redes Locais de Cidadania (o que são, o que fazem, como são ativadas, desafios e prospecções).

O secretário estratégico de Articulação da Cidadania do Estado, Ricardo Balestreri, ressaltou a importância do evento. "Nós queremos, orgulhosamente, levar as boas experiências do nosso querido Pará para o conhecimento do Brasil e começamos com essa etapa, esse processo, e compartilhar com todos, essa realidade tão nova, e ao mesmo tempo tão extraordinária, que é o nosso TerPaz, Territórios pela Paz. A política pública surgiu após uma reflexão do governador Helder Barbalho, buscando combater, de forma sistêmica e sustentável, o alto índice de criminalidade e violência que vigorava, outrora, no Estado", afirmou o titular.

De acordo com a diretora-geral do Núcleo de Articulação da Cidadania da Seac, Juliana Barroso, o webinário foi pensado após a necessidade de aperfeiçoar e adquirir novos conhecimentos para o trabalho, que já é realizado nos 7 territórios atendidos pelo TerPaz.

"Nós pensamos na promoção de um webinário para a gente sistematizar as nossas práticas, que ocorrem há quase dois anos, no âmbito das Redes Locais de Cidadania, gestores locais que estão no âmbito dos territórios, comandantes das unidades policiais, profissionais que estão na ponta, e representantes da sociedade civil, devidamente selecionados por editais publicados, no âmbito do Estado", ressaltou.

O diretor-geral do Núcleo de Relações Institucionais da Seac, Julio Alejandro Quezada Jelvez, também participou da abertura do webinário e falou da importância do serviço em conjunto com as secretarias e órgãos estaduais. "É importante ressaltar o trabalho das 36 secretarias e órgãos, que atendem os 7 territórios do TerPaz, para assim levar serviços públicos de qualidade e levar melhores condições de vida dessa população", afirmou.

O Webinário “Percursos para uma Governança Participativa - Experiências e Práticas do TerPaz” está sendo transmitido ao vivo e ocorrerá das 19h às 20h30. Após o evento, todo o conteúdo ficará disponível nas redes sociais da Seac.

MULHERES EMPREENDEDORAS

O tema “Mulheres Empreendedoras” será abordado na noite desta quinta-feira (29) dentro da programação do webnário organizado pela Seac.

A mesa, que se inicia às 19h50, contará com a exposição da experiência do projeto Ela Pode, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) em colaboração com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), dentro das ações do TerPaz.

Iniciativa do Instituto Rede Mulher Empreendedora, maior rede de empreendedorismo feminino do Brasil, com o apoio da Google, o Ela Pode visa capacitar as moradoras dos sete bairros que compõem o TerPaz nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba.

No webnário, o projeto será representado por uma das coordenadoras do Ela Pode, Jana Boghi. Ela ressalta que "o Ela Pode é um projeto voltado para o estímulo da autonomia financeira e socioemocional de mulheres pela perspectiva do empreendedorismo feminino, entendendo que é muito importante que a mulher construa sua autonomia financeira que seja protagonista das suas escolhas".

Confira programação:

2° Dia: 28 de abril de 2021 – Mesas 

Horário: 19h-19h40
Mesa Redonda 1
Participante: Haydée Caruso, Universidade de Brasília (UnB)

Mederiá Brandão, Jovem da Cabanagem 

Mediadora: Vanessa Vasconcelos, Diretora da Funtelpa 

Tema: O protagonismo das juventudes nas políticas públicas

 

Horário 19h50-20h30 

Mesa Redonda 2
Participantes: Kelly Mendes, Gestora do Território Guamá 

Leriana Figueiredo, Instituto Reação/RJ

Mediadora: Ida Pietricovsky (UNICEF)

Tema: Diálogos sobre Mobilização Social: a construção de referenciais 
 

3° Dia: 29 de abril de 2021 – Mesas 

Horário: 19h-19h40
Mesa Redonda 1
Participantes: Gabriella Oliveira, Gestora do Território Terra Firme

Weligton Frazão, Periferia em foco

Mediador: Paulo Garcia (SEAC)

Tema: Mídia e Terpaz: estabelecendo relações com o Território


Horário: 19h50-20h30 
Mesa Redonda 2

Participantes: Jana Boghi, Diretora Executiva do Coletivo Ela Pode + Juliana Chaves, Gestora do Território do Bengui

Amanda Pimentel, Coordenadora Institucional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)

Mediadora: Carol Sales – Gerente de Território 

Tema: Mulheres empreendedoras 

 

4° Dia: 30 de abril de 2021 – Mesas 

Horário: 19h-19h40
Mesa Redonda 1
Participantes: Amanda Engelke, Gestora do Território Nova União/ São Francisco e Delma Braga, Gestora do Território Jurunas.

Luciane Patrício, Universidade Federal Fluminense 

Mediação: Francisco, Coletivo Terra Firme 

Tema: Arranjos locais para uma participação social efetiva 

 

Horário 19h50-20h30 

Mesa Redonda 2
Participantes: Cap. PMPA Denison Souza e Gabriella Oliveira, Comandante da 4° Companhia-20° BPM da Terra Firme, e Gestora do Território Terra Firme, respectivamente

Ten.PMPA Ellen Marques, GPA 

Mediador: Vitor - Gestão do Território do Icuí 

Tema: Estratégias de segurança pública para atuação no território.

Colaboração: Fernanda Graim (Ascom/Sectet).