Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA MUNDIAL DO LIVRO

Hábito da leitura ganha reforço em ações do governo do Estado

Por Carol Menezes (SECOM)
23/04/2021 15h31

Neste 23 de abril, Dia Mundial do Livro, o Governo do Pará destaca as ações desenvolvidas tendo à frente a Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e ainda a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) para incentivar o hábito de leitura como uma prática que pode fazer a diferença para a formação da sociedade. 

Edital Livro e Leitura - Promovido pela Secult, com recursos da Lei Federal n.º 14.017, a Lei Aldir Blanc, de 29 de junho de 2020, selecionou 91 obras. Desse total, foram contemplados 79 escritores, que terão seus livros publicados, e 12 bibliotecas comunitárias para aquisição de acervo, ações de mediação de leitura e adaptações físicas dos espaços.

Siebe - Já a Seduc, por meio do Sistema Estadual de Biblioteca Escolares, promove diversas iniciativas que visam incentivar o hábito pela leitura entre os estudantes e que fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

A pandemia acabou suspendendo as ações voltadas relacionadas ao Siebe dentro das escolas, o que transportou o acervo bibliográfico para o meio digital, de modo a garantir o contato dos alunos com os livros. Até o momento, duas delas estão no ar: uma na Escola Estadual Augusto Meira e outra na Escola Estadual Avertano Rocha.

Tertúlias Literárias - Também pelo Siebe, e em parceriacom o Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), foi realizado, de 9 a 11 de fevereiro deste ano, cursos de formação aos 105 professores que atuam nos espaços pedagógicos das bibliotecas e salas de leituras.

Com o tema "Tertúlias Dialógicas Literárias", o encontro objetivou instrumentalizar e potencializar as práticas teóricas-metodológicas de letramento literário, de modo que os profissionais da educação pudessem aplicar o que aprenderam durante a capacitação, nas salas de aulas e rodas de leituras, incentivando, por consequência, o debate de ideias entre os alunos.

O Tertúlias Literárias surgiu em 1978, na Escola de Educação de Pessoas Adultas de La Verneda de Sant-Martí, na cidade de Barcelona, na Espanha. A iniciativa consiste na leitura de uma obra literária clássica ou não e, a partir daí, faz-se uma roda de conversa para os alunos debaterem ideias e contrapontos sobre o tema do livro indicado, sem que haja a interrupção do professor ou de algum mediador. A ideia é que os próprios alunos cheguem a uma conclusão unânime ou até mesmo com opiniões divergentes.

"A leitura é um momento que proporciona ao ser humano momentos de reflexão, de sensibilização, de relaxamento, de conforto. E quando nós adquirimos conhecimento, estamos sensibilizados diante de tudo aquilo que o livro pode nos dar, nos elevamos e nos realizamos também através do processo da leitura", avalia a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Regina Pantoja. "O prazer de ler transforma, faz com que você venha a ter respeito e gosto pela leitura. Não é hábito, leitura é prazer", reforça.

Presidente da Ioepa, Jorge Panzera lembra que o Governo do Pará transformou a Imprensa Oficial em editora pública, dedicando grande parte da estrutura do órgão à produção de livros de autores paraenses, incentivando novos talentos e valorizando outros já de muita tradição.

"O livro tem um papel importante na vida da humanidade; dizem acertadamente que quem muda o mundo não são os livros, são os homens, mas os livros mudam os homens e constroem homens melhores, e homens com mais condições de mudar o mundo para melhor. Então comemoramos juntos, mais uma vez o Dia Mundial do Livro", destaca Panzera.

Para a secretária de Cultura, Úrsula Vidal, a leitura é um dos pilares mais importantes na construção de uma cidadania plena de direitos, de consciência crítica. " O Governo do Pará tem a consciência de que nós precisamos investir cada vez mais em políticas públicas sólidas, perenes, de valorização e incentivo ao livro e a leitura e a produção literária. Nesse aspecto, a Lei Aldir Blanc teve um papel protagônico na garantia de uma produção literária descentralizada em todo o Pará com o lançamento de um edital com novas produções literárias, que contemplou escritoras e escritores de todas as regiões do Pará, mais de 100 pessoas premiadas neste edital. Nós também pudemos executar esse edital por meio de uma parceria com o Sesc para a aquisição de  livros de livrarias, sebos e diretamente dos autores. Foram quase 28 mil livros, mais de 1.800 títulos que vão reforçar também uma política pública de fortalecimento das bibliotecas e espaços de mediação de leitura de base comunitária. Esses espaços irão se credenciar para receber pacotes de incremento aos seus acervos e também em uma parceria que nós vamos firmar com a Fundação Cultural do Pará por meio da formação de mediadores leitores, de jovens leitores", explicou.

"Já estamos também formando um comitê para construção do Plano Estadual do Livro e Leitura que tem ideias incríveis trazidas, inclusive, pela sociedade civil. Então não são políticas pontuais, ou ações pontuais. É uma política pública que procura fortalecer não só a sociedade civil com as suas ações que já estão sendo enraizadas no território, mas também os gestores e gestoras municipais, utilizando os espaços das escolas municipais, das escolas estaduais, para que sejam espaços de acesso à produção literária e de formação crítica, cada vez mais perene", concluiu Úrsula Vidal.

Sobre - O Dia Mundial do Livro é uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Essa data foi escolhida em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que faleceram em 23 de abril de 1616.