Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Polícia Civil combate a comercialização de suplementos falsificados na Grande Belém

Operação da Diretoria de Polícia Metropolitana envolveu 50 policiais em força-tarefa que apreendeu mercadorias irregulares e deteve 3 pessoas para esclarecimentos

Por Governo do Pará (SECOM)
23/04/2021 14h27

Policiais civis em ação na Operação Vênus realizada nesta sexta-feira (23) para coibir a venda irregular de suplementos na Grande BelémNa manhã desta sexta-feira (23), a Policia Civil, por meio da Diretoria de Polícia Metropolitana, deflagrou a Operação Vênus. O objetivo foi desarticular empresas que vendiam produtos de suplementos falsificados. As diligências foram realizadas em depósitos, supermercados e lojas especializadas em diversos pontos da Região Metropolitana de Belém.

No bairro do Icuí-Guajará, as equipes da PC fiscalizaram um depósito que faz a distribuição de produtos para todo o Estado, Os policiais apreenderam alguns itens com informações adulteradas, fora da validade e, ainda, de procedência duvidosa. Documentos também foram apreendidos. Em uma área do galpão, parte dos suplementos era armazenada de forma inadequada, inclusive com a presença de insetos e mofo. 

“As investigações começaram há cerca de dois meses, desde que recebemos denúncias de que algumas lojas estariam comercialização anabolizantes e suplementos com data de validade adulterada. Desde então, diligenciamos e chegamos aos alvos de hoje. Três pessoas foram conduzidas até a seccional para prestar esclarecimentos. Elas trabalhavam nos locais e, algumas, sabiam do esquema de falsificação”, disse o titular da seccional da Sacramenta, Arthur Nobre. 

Produtos com prazos vencidos, sem data de validade ou armazenados em local inapropriado foram apreendidos pelos agentes da PCNo bairro do Umarizal, uma loja de suplementos também teve parte dos produtos apreendidos. A PC precisou inclusive deslocar um caminhão da instituição por causa da quantidade elevada de itens recolhidos por estarem com prazos vencidos, sem data de validade ou armazenados em local inapropriado.

Um carimbo utilizado na falsificação foi encontrado na loja. Na mochila de um dos funcionários do local, a Polícia localizou etiquetas ilegais escondidas, segundo o suspeito, a pedido do dono. O atendente e outros dois funcionários foram levados para a Seccional da Sacramenta, de onde a operação foi deflagrada. 

"Nós tivemos êxito nesta operação da Diretoria de Polícia Metropolitana. Mais de 50 policiais envolvidos. Uma força-tarefa que vem em resposta à sociedade. Agora, a operação não para. Uma nova fase deve ser deflagrada em breve. Contamos sempre com o apoio da população, que pode denunciar por meio do 181”, esclareceu o diretor de Polícia Metropolitana, Daniel Castro. 

A ação também foi acompanhada de perto de uma equipe da vigilância sanitária municipal, que constatou os crimes contra a saúde pública. 

*Por Evaldo Júnior (Ascom / POLÍCIA CIVIL)