Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Jean Bitar disponibiliza acolhimento psicológico para colaboradores

Serviço é promovido pelo setor de Recursos Humanos da unidade hospitalar e abrange todos os profissionais da instituição

Por Vera Rojas (HEMOPA)
23/04/2021 13h50

O Hospital Jean Bitar (HJB) que, recente, agregou ao seu perfil assistencial, o atendimento a usuários com Covid-19, oferece acolhimento psicológico para seus colaboradores. Essa é uma das formas encontrada pela unidade hospitalar para cuidar da saúde mental dos funcionários, que atuam no enfrentamento da doença.

O apoio psicológico ao colaborador do HJB é disponibilizado pelo setor de Recursos Humanos (RH). A  supervisora do RH, psicóloga organizacional, Leandra Costa, afirmou que o serviço abrange todos os profissionais da instituição.

"Criamos o fluxo de atendimento denominado "Acolhimento Psicológico", e a ação ocorrerá por meio da iniciativa do próprio colaborado em buscar o acolhimento ou quando o seu gestor percebe alterações no seu comportamento. Nesse caso, o gestor deverá nos comunicar para o agendamento do atendimento via RH", esclareceu Leandra Costa.

A supervisora disse, ainda, que, em meio ao atual cenário, onde todos do hospital estão lidando, indiretamente ou diretamente, com o atendimento aos pacientes com Covid-19, percebeu-se a necessidade de disponibilizar o acolhimento psicológico para todos os profissionais, caso eles próprios identifiquem a necessidade.

Ainda de acordo com a supervisora, o colaborador recebe o atendimento e, caso necessário, pode ser  direcionado ao atendimento disponível na rede pública especializada; mas, se a demanda for para auxílio e resolução de questões situacionais, após o acolhimento, o RH continuará acompanhando o trabalhador.

"Fiquei muito feliz ao receber este acolhimento do hospital, que é de fundamental importância neste tempo de pandemia, onde temos passado por momentos difíceis. Foi muito bom ser ouvida, aconselhada. Isso  trouxe um pouco mais de calma ao meu interior", destacou uma das colaboradoras do HJB.

*Por Joelza Silva Ascom / HJB).