Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Jean Bitar contabiliza 84 altas de pacientes de Covid-19 em pouco mais de um mês de atendimento

Por Governo do Pará (SECOM)
20/04/2021 20h14

“Quando comecei sentir os sintomas da Covid-19 procurei uma UPA, mas o meu caso se agravou e me encaminharam ao HJB. Aqui no "Jean Bitar” fui muito bem tratado por todos, que me atenderam sempre com um sorriso no rosto e muita atenção. Saio neste momento, curado da doença, e com uma outra visão sobre o mundo, situações, e a respeito da minha própria vida. Sou outra pessoa; outro ser humano. A equipe deste hospital, além de me curar, me ensinou muita coisa importante que levarei para minha vida”, reconheceu o usuário.

Esse é o relato de Rafael Sousa da Costa, 27 anos, morador de Ananindeua, região metropolitana de Belém, uma das 84 pessoas que saíram vitoriosas da batalha contra a Covid-19. O usuário  ficou 15 dias internados em um dos 50 leitos, exclusivos no hospital para o atendimento da doença. Dentre esses leitos, 10 estão disponíveis na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O Hospital Jean Bitar, em Belém, que foi designado pelo governo do Pará, por meio de publicação no Diário Oficial do dia 18 de março, para prestar assistência à saúde de pacientes infectados pelo novo Coronavírus, por meio da Central de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), contabilizou nesta terça-feira (20), 84 altas médicas de usuários recuperados de Covid-19, em 33 dias de atendimento aos seus usuários do seu novo perfil assistencial.

De acordo com a gerente Assistencial do HJB, enfermeira Alexandra Santos, para atender os pacientes com Covid-19 referenciados pela Central Estadual de Regulação da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) Unidade, houve uma reorganização específica dos fluxos, com base no Plano de Contingência Institucional. Antes do novo perfil assistencial do Hospital, o documento era direcionado à prevenção do Coronavírus, tendo sido readequado ao novo contexto assistencial, levando em consideração o que preconiza o Ministério da Saúde (MS).

“Investimos em treinamentos para cumprir as orientações descritas no Plano de Contingência do Coronavírus, tais como paramentação e desparamentação com ampla divulgação in loco, e ainda por meio de vídeo educativo disponibilizado na área de trabalho dos colaboradores. Além disso, fluxos específicos foram elaborados, para que cada setor da instituição estivesse preparado para o dia a dia do novo contexto hospitalar”, informa a gerente assistencial.

Desde o início dos atendimentos, no dia 17 de março, 100 pacientes foram admitidos no HJB; desses, atualmente, 9 ainda encontram-se em tratamento no hospital; sendo 6 deles internados na UTI, e três em leitos clínico da Unidade de Internação.

Segundo o diretor Executivo do HJB, Giovani Merenda, a quantidade de usuários recuperados de Covid-19 demonstra o quanto a equipe do hospital está preparada e adequada ao novo contexto hospitalar.

“Estamos todos unidos e confiantes na recuperação de nossos pacientes, para assim cumprir com a missão que nos foi confiada pelo Governo do Estado do Pará”, declara o diretor.

Texto: Joelza Silva/Ascom HJB