Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO

Estado entrega equipamentos para fortalecer agricultura familiar em três municípios

Os prefeitos de Aurora do Pará, Ipixuna do Pará e Curionópolis receberam os veículos e ressaltaram a importância da parceria com o Executivo

Por Bruno Magno (SEOP)
20/04/2021 18h32

Governador Helder Barbalho (c), prefeitos e o deputado Wenderson Azevedo Chamon na entrega dos veículosCom o objetivo de continuar fortalecendo a agricultura familiar paraense, o governo do Estado entregou quatro veículos rurais para as prefeituras de Aurora do Pará, Ipixuna do Pará e Curionópolis, dentro do Programa Pará Rural, na manhã desta terça-feira (20), no Palácio do Governo, em Belém. Os dois tratores agrícolas com plaina e grade aradora, um caminhão-baú e um carro de passeio vão ajudar a fomentar a atividade nos municípios. Os equipamentos foram adquiridos por meio de recursos do Estado e emendas parlamentares.

"As ações do Pará Rural permitem que sejam incentivados e apoiados aqueles que produzem, e olhar para esses municípios que são os que produzem e têm atividades no campo. São, certamente, importantes porque geram empregos e desenvolvimento local. Essa parceria com o deputado Chamonzinho (Wenderson Azevedo Chamon) permite ao governo colaborar para incentivar cada vez mais a produção, e consequentemente garantir que as pessoas que trabalham no campo tenham sucesso", destacou o governador Helder Barbalho, que entregou os equipamentos a cada um dos gestores municipais.

Os prefeitos de Aurora do Pará, Ipixuna do Pará e Curionópolis receberam os veículos destinados a fomentar ações para desenvolver a agricultura familiar nas zonas rurais. Os equipamentos serão utilizados para apoio a várias atividades, como roçagem, gradagem e aração, além de servirem ao transporte da produção.Os veículos são destinados ao incremento da produção agrícola nos três municípios

O prefeito do Ipixuna do Pará, Artemis Oliveira, ressaltou a importância do novo trator para a agricultura no município do nordeste paraense. "Ipixuna é um município agrícola, onde 70% da sua população estão na zona rural. Portanto, se utiliza muito a agricultura familiar, e uma máquina como essa é de uma importância muito grande para melhorar a produção e a mão de obra, além de aumentar a renda do comércio. Quero agradecer ao governo do Estado pela parceria com a prefeitura de Ipixuna, dada a importância que é um trator desses para o município", afirmou o gestor.

O município de Curionópolis, nordeste paraense, também foi um dos municípios beneficiados com um novo caminhão para agricultura familiar local. "Sabemos que a expansão da produção é uma grande problemática, com esse novo momento a dificuldade teve um acréscimo maior, mas com a chega desse caminhão vamos solucionar muitos problemas da cooperativa", disse Ramon Marque, prefeito do município.

Um trator também foi entregue para fortalecer a atividade em Aurora do Pará, cuja maioria da população está concentrada na zona rural. "Nosso pedido foi atendido pelo governador Helder Barbalho, e desde já agradecemos muito, porque o nosso município é constituído de 70% pela zona rural. Temos muitos agricultores que não têm incentivo algum. O trator vai nos ajudar a incentivar esses agricultores a produzir cada dia mais", destacou a prefeita Vanessa Gusmão.Governador Helder Barbalho e demais autoridades na entrega dos equipamentos no Palácio do Governo

Condições de trabalho - Para o gerente executivo do Programa Pará Rural, Felipe Picanço, a entrega dos equipamentos vai gerar desenvolvimento ao setor agrícola paraense na medida em que o Estado investe nos municípios com potencial para essa atividade. "Nós temos o entendimento, junto ao governo do Estado, que vamos alavancar a agricultura familiar desses municípios com essas entregas. O caminhão para a cooperativa de Serra Pelada (distrito de Curionópolis) vai dar uma melhor qualidade de vida e condições para os produtores trazerem suas mercadorias para a cidade de Curionópolis, e as máquinas agrícolas irão beneficiar o trabalho dos pequenos produtores no que se refere à plantação de milho e soja", informou o gerente.

O deputado estadual Wenderson Azevedo Chamon (Chamonzinho) disse que os investimentos foram viabilizados por emendas parlamentares, e destacou a parceria com o governo do Estado. "As emendas do nosso mandato parlamentar hoje se transformam em benefícios que vão chegar às comunidades através do governo do Estado. São ações importantes para o desenvolvimento e produção, e hoje nós beneficiamos comunidades e municípios que irão usar isso em favor da produção e do desenvolvimento do nosso Estado", acrescentou o parlamentar.