Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Policlínica Metropolitana retoma programas Pré-Operatório Rápido e Pós-Covid

Até o dia 30, estão sendo disponibilizados 600 atendimentos por dia para pacientes Pós-Covid, e 50 para o Pré-Operatório

Por Michelle Daniel (NGTM)
20/04/2021 09h45

A Policlínica Metropolitana, localizada na avenida Almirante Barroso, em Belém, retomou na segunda-feira (19) os atendimentos para os programas Pré-Operatório Rápido e Pós-Covid, voltados para pacientes previamente agendados. Até o dia 30, estão sendo disponibilizados 600 atendimentos por dia para pacientes Pós-Covid, e 50 atendimentos diários para o Pré-Operatório. No dia 3 de maio, serão retomados os demais serviços oferecidos pela Policlínica, como consultas e exames.

Lilian Gomes, diretora Executiva da Policlínica, explica que os atendimentos neste primeiro dia foram relativamente tranquilos, porém, alguns pacientes agendados faltaram. “Mesmo ligando para confirmar, ainda tivemos faltas. Estamos divulgando, fazendo agendamentos, tendo o cuidado de agendar os pacientes que moram mais próximos, avisar os pacientes que precisam dos TFDs [Tratamento Fora Domicílio] para que procurem às circulações municipais para agendar os transportes e garantir os atendimentos. A grande maioria é dos municípios próximos. Estamos tentando identificar o motivo de faltas. Mas, foi dentro do esperado para o primeiro dia”, pontua.

Até o dia 30 de abril, os atendimentos serão voltados para os programas: Pré-Operatório Rápido, que visa atender usuários da rede de saúde estadual na realização de exames necessários a cirurgias para pacientes agendados; e Pós-Covid, que é voltado aos recuperados, mas que possuem queixas clínicas que devem e precisam ser investigadas e tratadas. O call center da Policlínica entrará em contato para remarcar os procedimentos dos pacientes.

No dia 3 de maio de 2021, a unidade voltará com os atendimentos nas 20 especialidades, com as consultas, procedimentos cirúrgicos e exames. O espaço conta com 52 consultórios e dez salas de recepção, que têm capacidade para 350 pessoas em espera de atendimento, simultaneamente.

“Não teremos atendimento de porta-aberta. A partir do dia 3 de maio, retornam todos os serviços que a Policlínica tem. Lembrando que os únicos projetos onde o paciente nos procura, e fazemos o agendamento e atendemos diretamente são esses dois projetos: Pré-Operatório Rápido e Pós-Covid. Os demais são todos os pacientes que vêm regulados ou já são pacientes nossos. Neste primeiro momento, estaremos fazendo agendamento da demanda reprimida, ou seja, pacientes que foram suspensos no mês de março quando viramos a chave para atendimento exclusivo para Covid”, esclarece Gomes.

A unidade mudou o perfil de atendimento exclusivo para pacientes com sintomas leves e moderados da Covid-19, de 6 de março a 16 de abril, com o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus no Pará. Nesse período, a Poli atendeu 17.356 pessoas, de domingo a domingo, de 8h às 17h.

Vale ressaltar que a retomada das atividades da Policlínica não significa que novas suspeitas de infecção pelo novo coronavírus ficarão sem atendimento. O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), manterá os serviços nas Policlínicas Itinerantes, que funcionam nos seguintes postos e horários em Belém:

- Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), de segunda a sábado, das 8h30 às 17h, e aos domingos, das 8h às 13h;

- Estacionamento do Hangar, de segunda a sábado, das 8h30 às 17h, e aos domingos de 8h às 13h;

- Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), de segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

Serviço:

Programas Pré-operatório Rápido e Triagem Pós-Covid

Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS

Dias de funcionamento: segunda a sexta

Horário de funcionamento: 7h às 19h

Telefone: 98521-5110 (Apenas WhatsApp)

E-mail: agendamento.polimetrpolitana@issaa.org.br

Site: www.polimetropolitana.org.br.