Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Em mutirão no sábado, Detran entrega 350 CNHs e realiza 130 exames práticos

O objetivo foi reduzir a demanda acumulada principalmente em função do atendimento interrompido pelo avanço da pandemia

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
17/04/2021 17h16

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) promoveu neste sábado (27) um mutirão para realização de exames práticos e entrega de carteira nacional de habilitação (CNH). Foram emitidas 350 carteiras, em todas as categorias, e realizados 130 exames nas categorias D, para veículos pesados, de 4 a 8 rodas, e categoria B, para carro.

Devido à pandemia de Covid-19, que levou à necessidade de decretação de lockdown na Região Metropolitana de Belém, a demanda por esses serviços ficou comprometida. Para evitar um volume maior de pendências, o Detran solicitou ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para retirar os prazos de vencimento de processos relativos à primeira habilitação e renovação. O pedido foi deferido. Assim, o órgão organizou uma rotina de trabalho para atender à demanda.Usuário conseguiu a documentação com tranquilidade na sede do Detran

Segundo o coordenador de Habilitação do Detran, Edilvandro Pereira, o mutirão é uma das iniciativas do órgão para desafogar a demanda. "Em caráter extraordinário, convocamos os nossos servidores neste fim de semana para atender à meta de entrega de CNHs, que foi estipulada para o usuário obter seu documento e evitar maiores transtornos e maior tempo de espera, em meio ao cenário atual da pandemia", informou.

O coordenador disse ainda que mais mutirões estão previstos para o próximo final de semana, a fim de diminuir a demanda até que o volume seja favorável à carga diária de atendimento do órgão.

A entrega ocorreu das 09 às 12 h. O usuário passou por triagem e foi direcionado ao salão de atendimento, onde aguardou ser chamado para receber a CNH. Para o eletrotécnico Pedro Lopes, o tempo de espera foi curto. "Estou feliz de ter recebido a minha CNH. Posso agora exercer mais uma atividade com ela e contribuir com a minha renda nesse momento tão complicado que estamos passando. Não esperei muito. Ela já tinha sido impressa dia 14, e consegui pegar hoje. Fico satisfeito", disse o usuário.A realização dos exames práticos beneficiou mais de 100 usuários

Exames práticos - O Detran também realizou em sua sede 130 exames práticos que já estavam marcados, também das 09 às 12 h. Os usuários fizeram os exames em veículos de 4 a 8 rodas, como carros e ônibus. Em breve, o órgão ampliará a área de exames, com a duplicação da estrutura atual, adicionando um espaço exclusivo para teste em motocicletas, correspondente à categoria A.

De acordo com o gerente da Área de Exames Práticos e Legislação, Rodrigo Leite, os exames ocorreram com tranquilidade. "Por conta do lockdown os agendamentos foram interrompidos. Hoje conseguimos tranquilamente oferecer os exames sem maiores entraves. Os agendamentos acumulados estão sendo concluídos, e o fluxo está acontecendo. Atendemos hoje 90 exames de categoria B e 40 na categoria D. Estamos organizando outras ações excepcionais como essa, e convocando todo o nosso quadro de examinadores", informou.

O Detran já anunciou outro mutirão no próximo final de semana para atender à demanda"Fui aprovado no exame prático de carro. Estou tirando a carteira na categoria AB, e já havia passado no teste de moto. Estou feliz. O teste não é muito difícil; o segredo é manter a calma. Já tenho certa experiência com direção, mas ser avaliado é sempre um peso a mais para fazer todas as etapas certas", contou Fábio William, funcionário de um supermercado em Belém, um dos atendidos no mutirão.

O usuário pode marcar o exame prático pelo Call Center 154 e WebChat on-line, além da opção de marcar o exame pelo site, na aba de serviços de "Habilitação" e "Agendamento de exame e biometria". (Colaboração de Celso Junior – Ascom/Detran).