Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VIDEOCONFERÊNCIA

Consórcio de Governadores da Amazônia da Legal discutem projeto de desenvolvimento sustentável com embaixadores da Europa e EUA

O encontro debateu visões de parceria para que a região contribua para a segurança climática do planeta

Por Bruna Brabo Secom (SECOM)
14/04/2021 21h31

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida, participou da reunião virtual do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal com os embaixadores dos Estados Unidos, União Europeia, Reino Unido, Alemanha e Noruega, na noite desta quarta-feira (14). O encontro debateu visões de parceria para que a Amazônia contribua para a segurança climática do planeta.

Mauro O’de Almeida, secretário de Estado de Meio Ambiente e SustentabilidadeO gestor da Semas justificou a ausência do governador Helder Barbalho, que estava cumprindo agenda oficial, em Brasília. Em seguida, o secretário falou sobre a importância da união das nações com os estados. “Importante reunião com os embaixadores, que deixaram claro quererem ajudar os estados da Amazônia brasileira. Sobretudo, a questão não se resume a uma questão financeira, mas de desenvolvimento regional”, avaliou Mauro.

"Temos interesse em comum para ver o desenvolvimento econômico na Amazônia, junto com a proteção e conservação do meio ambiente. O tema climático está como destaque na nossa politica, o presidente Joe Biden vai até a cúpula cúpula global sobre mudança climática, no dia 22 de abril, onde os lideres mundiais estarão presentes. Vamos tratar de encontrar novas maneiras de financiar os projetos e também do desenvolvimento social e econômico para a Amazônia", ressaltou o embaixador norte-americano no Brasil, Todd Chapman.

O embaixador do país nórdico no Brasil, Nils Martin Gunneng, destacou que a última agenda diplomática para buscar parcerias na Amazônia foi com o Governo do Pará. "A última vez que nos vimos foi em Belém, alguns dias antes do vírus chegar ao Brasil. Nós sabemos os grandes esforços já feitos pelo país para a diminuição do desmatamento, e os estados da Amazônia são essenciais para a entrega desses resultados e alcançarmos nossos objetivos comum na área de clima e floresta. Nós precisamos tentar virar a página do desmatamento ilegal. Sei que alguns estados têm realizados esforços no combate, mas a mensagem de hoje é que ainda há tempo para mostrar resultados, nós queremos trabalhar diretamente com os estados", reforçou o embaixador da Noruega.

Presidente do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, o governador do Maranhão, Flávio Dino, apresentou o Plano de Recuperação Verde (PVR) para a Amazônia, que tem como objetivo conter o aquecimento global, acabar com o desmatamento ilegal, alavancar o desenvolvimento econômico sustentável e melhorar a qualidade de vida de quilombolas, povos ribeirinhos e indígenas.

‘’A questão principal, em nível internacional, não é a obtenção de recursos financeiros apenas, mas sim, sobretudo, saber para onde esses recursos irão, ou seja, quais são as prioridades, valorizando a temática do desmatamento ilegal, que deve ser reduzido sim, porém, vinculando esse objetivo com a temática da geração de emprego e renda para os trinta milhões de brasileiros e brasileiras que moram na Amazônia brasileira”, explicou Dino.

A reunião foi composta por governadores e secretários dos nove estados da Amazônia Legal com embaixadores do Reino Unido, Peter Wilson; Alemanha, Heiko Toms; da Noruega, Nils Gunneng; União Europeia, Ignacio Ybáñez; e Estados Unidos, Todd Chapman, para discutir como os países do primeiro mundo podem ajudar na preservação da floresta amazônica.