Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Grupamentos aéreo leva novas doses de imunizantes para o interior do Pará

Por Aline Saavedra (SECOM)
10/04/2021 17h01

Às oito horas da manhã de hoje, 10, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) decolou com destino ao município de Marabá conduzindo mais doses de vacinas contra a Covid-19. O Graesp, vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), é o responsável, desde o início da pandemia, por ações de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus, seja atuando em barreiras de fiscalização, fazendo cumprir o decreto ou levando vacinas a quem mais precisa seja pelo modal aéreo, terrestre, ou fluvial, fazendo chegar até os ribeirinhos. 

A fase VI de distribuição acontecerá hoje e amanhã (11). Ao todo quatro rotas foram definidas, utilizando uma aeronave de asa fixa e um helicóptero. As cidades que receberam as doses hoje são: Marabá e Conceição do Araguaia, além de Soure, Salvarera, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari, Curralinho, São Sebastião da Boa Vista, Muaná e Ponta de Pedras, na região do Marajó.  No domingo, as doses irão seguir para Anajás, Chaves e Afuá totalizando 142.152 doses entregues pelo Grupamento neste final de semana. O quantitativo é maior do que a remessa recebida na última sexta-feira em decorrência do volume de vacinas que estão sendo conduzidas para a aplicação da segunda dose do imunizante em algumas cidades. 

O diretor do Grupamento Aéreo, Coronel Armando Gonçalves, ressalta a atuação do efetivo do grupamento no traslado das vacinas. "Todo o efetivo do Graesp está empenhado em realizar, assim que chega, buscando alcançar em um menor período de tempo possível, a distribuição das doses do imunizantes. O Grupamento sempre foi muito atuante em diversas frentes, seja em ações policiais, transportes de animais em extinção, em operações em balneários, então agora, nesse momento tão atípico, não poderia ser diferente. Nossa meta é contribuir para que as vacinas cheguem o mais rápido a quem precisa para que vidas sejam salvas", afirmou. 

Assim que as doses dos imunizantes chegam ao Estado, uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde Pública define os municípios para onde as vacinas devem ser deslocadas e, em parceria com os servidores do Graesp, montam os planos de voos. O procedimento é repetido a cada nova chegada dos imunizantes. Neste final de semana serão atendidos os  2°, 3°, 4°, 5°, 6°, 7°, 8°, 11° e 12° Centros Regionais de Saúde (CRS).