Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Policlínica Itinerante segue no interior do Estado para atender pacientes com sintomas leves e moderados da Covid-19

Por Michelle Daniel (NGTM)
10/04/2021 15h26

As ações de saúde da Policlínica Itinerante são ampliadas e chegam a outros municípios do Pará, somando-se até ontem (9), 63.655 atendimentos realizados em todo o Estado desde janeiro deste ano. Hoje e amanhã (10 e 11), moradores do município de Tailândia recebem serviços de saúde oferecidos pela unidade volante, ação do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) que presta os primeiros atendimentos para casos leves e moderados da Covid-19. 

Paralelamente, neste domingo e segunda-feira (11 e 12), ação chegará nas cidades de Bujaru e Viseu, no nordeste paraense, e nos municípios de Pau d’Arco, com capacidade de realizar até 200 atendimentos por dia. As equipes médicas estão realizando avaliação médica, testes específicos para detectar a doença e entregando aos pacientes medicamentos necessários de acordo com prescrição médica. 

De acordo com Alessandra Amaral, coordenadora da Policlínica Itinerante, a aceitação em todas as cidades por onde o Governo está levando os atendimentos, tem sido positiva. Nos dias 8 e 9, foram realizados 232 atendimentos no município de Augusto Correa e 112 na cidade de São Caetano de Odivelas. No dias 7 e 8, foram realizados 203 atendimentos no município de Rio Maria, no sul do Pará. 

“Em São Caetano a procura não foi tão intensa, assim como em Augusto Correa, a gente verifica que a procura não foi grande. Isso porque a prefeitura também realiza outros atendimentos na zona rural. Nesses dois dias de itinerante nessas cidades, não houve nenhuma indicação de internação. Dos testes rápidos, foram confirmadas algumas pessoas infectadas e também pessoas que tiveram contato com o vírus. Como a vacinação também está sendo feita nessas cidades, alguns idosos apresentaram reações leves da vacina, mas sem gravidade”, detalha Amaral. 

Enquanto isso, outras equipes da Policlínica Itinerante, dessa vez coordenada pela Policlínica Metropolitana, em Belém, seguem na região do Marajó e sul do Pará. Segundo Lilian Gomes, diretora-executiva da Policlínica Metropolitana, a unidade volante já passou pelas cidades de Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari. Agora, as equipes seguem nova jornada, também no Marajó. “Estamos fazendo São Sebastião, Curralinho e faltam as próximas: Anajás e Portel. Do Sul do Pará, já fizemos Rio Maria, Floresta do Araguaia e falta Pau d’Arco, Sapucaia e Água Azul do Norte”, detalha.

“Foram atendidas até agora 2.254 pessoas, sendo que tivemos em Soure duas indicações de internação de enfermaria. Os pacientes chegaram na ação com uma saturação muito baixa e a equipe médica achou por melhor indicar a internação”, afirma Lilian. Ainda de acordo com ela, a parceria com as gestões municipais tem sido fundamental nas realizações. “As prefeituras têm nos apoiado no preparo das escolas municipais, preparam o ambiente, nos recepcionam, colocam à disposição da população o hospital de referência, como foi o caso de Soure. É uma junção de cuidados: é o Estado se preocupando em dar o suporte que o município precisa e, o município por sua vez, nos apoiando para que a ação seja muito bem sucedida”, acrescenta Gomes.

Serviço

Tailândia: 10 e 11/04 – na Escola Municipal São Francisco de Assis, localizada na avenida Florianópolis, no bairro Novo. De 8h às 13h;

Pau d’Arco: 11 e 12/04 – na Creche Ruth Oldakosk, na Rua 03, bairro Paraíso. De 8h às 17h;

Bujaru: 11 e 12/04 – na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Angelo Frosi, na Rua Lauro Sodré, 1413 – Centro. De 8h às 13h;

Viseu: 11 e 12/04 – na Escola Municipal Padre Luciano Calderara, na Avenida Dr. Justo Chermont, nº 578-624 – Centro. De 8h às 13h;

Anajás: 12 e 13/04 – na Escola Municipal Mário Barros, localizado na travessa Roseli Paiva, S/N, Centro. De 8h às 17h;

Moju: 13 e 14/04 – na Escola Prof.ª Ernestina Pereira Maia, na Rua da Saudade, S/N. De 8h às 13h;

Acará: 14 e 15/04 – na Escola Estadual Felipe Patroni, na Travessa São José. De 8h às 13h;

Portel: 15 e 16/04 – na Escola Municipal Paulo Afonso, na Rua Duque de Caxias, S/N, Centro. De 8h às 17h;

Água Azul do Norte: 16 e 17/04 – na Escola Água Azul, na Rua São João, Centro. De 8h às 17h;

Igarapé-Miri: 16 e 17/04 – na Escola Manoel Antônio de Castro, localizada na avenida Sesquicentenário, S/N - Cidade Nova. De 8h às 13h.

Postos da Policlínica Itinerante em Belém:

- Núcleo de Esporte e Lazer (NEL): segunda a sábado, das 8h às 17h. Aos domingos, das 8h às 13h.

- Estacionamento do Hangar: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

- Mangueirinho: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

- Policlínica Metropolitana: domingo a domingo, das 8h às 17h.