Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segup e Defesa Civil oficilializam parceria para ocorrências em Belém

Objetivo da atuação conjunta institucional é assegurar atendimento ainda mais ágil e prático junto a demandas da capital, suas ilhas e distritos

Por Aline Saavedra (SECOM)
05/04/2021 15h05

Segup firma parceria com Defesa Civil de Belém para a comunicação, via CIOp, das ocorrências específicas de interesse do Município A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio do Centro Integrado de Operações (CIOp), deu início a uma parceria com a Defesa Civil do Município de Belém com o objetivo de de comunicar ocorrências específicas de interesse da Defesa Civil, para um atendimento mais ágil e prático no atendimento de demandas em Belém, considerando os distritos e as ilhas do município.

“A parceria da Segup por meio do CIOp com a Defesa Civil de Belém tem sido bem positiva para a população. Temos visto uma agilidade nos encaminhamentos das ocorrências e atendimento ao público que liga para o 190 para gerar ocorrências na linha de naturezas que geralmente têm vítimas e que precisam dos Bombeiros, como também da Defesa Civil estadual e municipal”, destacou o diretor do Ciop, coronel PM Francisco Nóbrega, sobre a parceria que veio para somar esforços para ajudar a população.

Na prática, a parceria já acontece desde o início do ano. As equipes de oficiais de plantão no Ciop 190, tanto o coordenador do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) quanto o coordenador da Polícia Militar (PM), após identificarem ocorrências classificadas com natureza de interesse da Defesa Civil de Belém realizam contato telefônico com a coordenação operacional do órgão municipal para que o Município possa atender a ocorrência junto com outros órgãos de segurança pública estadual.

“O nosso maior intuito é solicitar a comunicação oficial do CIOp com a coordenação operacional da Defesa Civil de Belém sobre determinadas ocorrências, como por exemplo, incêndio, explosão, inundação, desabamento, sinistro em transporte marítimo, fluvial ou aéreo, desabamento de construção, acidente natural provocado por intempéries, tempestade, incêndio em edificação, vazamento, desastre natural, incêndio florestal urbano, incêndio menor, incêndio em entulhos", explicou a diretora da Defesa Civil de Belém, Christiane Ferreira da Silva.

Dados - De 20 de janeiro a 21 de março de 2021, o Ciop encaminhou 37 ocorrências para a Defesa Civil de Belém, sendo 6 em janeiro, 20 em fevereiro e 11 em março. O Ciop comunica, instantaneamente, algumas ocorrências para a direção e coordenação operacional da Defesa Civil de Belém. Entre elas, destacam-se algumas mais relevantes, como a ocorrência de um incêndio de grande proporção em uma casa de madeira na Rua Fernando Guilhon com a Tv. 14 de Abril.

Os órgãos também já atuaram em conjunto em um incêndio de grande porte numa área de invasão em Icoaraci, que envolveu cerca de 60 pessoas atingidas na comunidade chamada Itália; e, mais recentemente, houve a comunicação do desabamento de uma laje com vítima fatal dentro de uma residência, no bairro da Terra Firme.