Cosanpa inicia interligações de novas redes nos bairros centrais de Belém

Serviço começa nesta terça (30) no Umarizal, Nazaré e parte do Reduto, na capital paraense

30/03/2021 11h04 - Atualizada em 30/03/2021 12h03
Por Tayná Horiguchi (COSANPA)

A Companhia de Abastecimento do Pará (Cosanpa) inicia nesta terça-feira (30) as interligações das novas redes dos bairros Umarizal, Nazaré e parte do Reduto, em Belém. Até o momento, 140 quilômetros de novas redes já foram implantadas, o que representa 77,5% do previsto no projeto.

“As novas redes em PEAD – Polietileno de Alta Densidade - já foram executadas e, hoje, estamos iniciando a interligação delas nas redes de ferro que serão aproveitadas. Com isso, nós colocamos água na rede para que, posteriormente, possamos fazer os ramais prediais com as instalações dos hidrômetros e, finalmente, desativar a rede antiga. Isso vai gerar a melhoria de pressão em toda a área, diminuir os transtornos com a retirada de vazamento, pois vai reduzir a incidência de vazamentos, que hoje é muito frequente, com o rompimento da rede de cimento amianto”, explicou Tatiana Costa, engenheira da Cosanpa.

Devido a esse serviço, será necessário interromper o abastecimento de água apenas no período noturno, das 22h às 5h, nos seguintes dias: 30 de março; 1º, 5, 7, 8 e 12 de abril. Nos dias de serviço, o fornecimento de água voltará à normalidade a partir das 5h, de forma gradativa. No restante do dia, o abastecimento será normalizado na área.

Usuários que tiverem caixa-d’água poderão encher os reservatórios para evitar o desabastecimento no período das interligações. Os trabalhos podem ser cancelados em caso de mau tempo, impossibilidade de execução com segurança para todos os trabalhadores ou fatores externos que impeçam a realização no prazo programado.

A engenheira explica que os serviços que serão executados nos bairros Nazaré, Umarizal e parte do Reduto são a continuidade do projeto de controle e redução de perdas. Segundo ela, a interligação de rede é fundamental para o andamento do projeto e, para isso, a Cosanpa conta com a paciência e a colaboração do cliente.

"Sempre contando que a gente faz esse trabalho no período noturno, pois há necessidade da parada do setor para viabilização do serviço e os funcionários tenham segurança, pois é um trabalho manual com encanadores. Então, fazemos paradas noturnas para que a interrupção cause o menor impacto na vida dos moradores. A gente pede também a colaboração e a paciência de todos, pois são necessárias escavações: a gente precisa abrir para conectar a rede nova à rede que será aproveitada. Esse serviço de interligação já passou pelo 5º, 6º e 9º setores de abastecimento de Belém”, finalizou Costa.

Serviço:

O atendimento ao usuário da Cosanpa funciona pelo telefone 08007071195 ou pelo chat online do site, que funciona todos os dias da semana, sem interrupção. Para o atendimento é preciso que o usuário apresente o número de matrícula.