Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa Abaetetuba trabalha a sensibilização de doadores de sangue

Parcerias são essenciais para a Fundação Hemopa atender a hemorrede pública e também a particular em meio à pandemia

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
23/03/2021 13h17

A equipe do Hemopa em palestra de sensibilização à doação de sangue no quartel Tiro de Guerra, em Abaetetuba, no Baixo TocantinsUma das estratégias de captação de doadores de sangue é a sensibilização por meio de palestras educativas. A Fundação Hemopa está sempre em busca de parcerias e os profissionais dispostos a fomentar a importância de ser um voluntário da doação.

Nesta terça-feira (23), a equipe do Hemopa Abaetetuba esteve no quartel Tiro de Guerra, do município, no Baixo Tocantins, para conversar sobre os impactos negativos que a baixa de estoque de sangue pode causar na rede hospitalar. As palestras foram ministradas pela assistente social, Marléa Sobrinho, e para respeitar o distanciamento social e as exigências sanitárias durante este período de pandemia, os militares foram divididos em duas turmas. 

“Novamente nosso estoque está em baixa em decorrência da pandemia. Com intuito de fortalecer nosso banco de sangue, as parcerias são  ferramentas valiosas. É bom ressaltar que estamos intensificando o processo de sensibilização em prol das doações de sangue em meio à pandemia, desmitificando os tabus criados e que, muitas vezes, atrapalham o processo de doações”, destacou Alana Cruz, gerente do Hemopa Abaetetuba. 

Durante toda a semana, o Hemopa Abaetetuba vai receber os atiradores para a coleta de sangue. Importante destacar que todas as unidades da Fundação Hemopa seguem as orientações do Ministério da Saúde, disponibilizando álcool em gel 70% para todos os usuários, e garantindo o distanciamento recomendando entra as cadeiras de atendimento ao doador. Os espaços também são higienizados adequadamente.

A Fundação Hemopa garante a doação de sangue de forma segura, sem risco de contaminação ao novo coronavírus.

“Eu sempre tive vontade de doar e agora deu certo. Acho muito importante este ato, principalmente, pelo momento difícil que estamos vivendo. Espero poder ajudar muitas pessoas”, afirmou a enfermeira, Raissa Maués, de 23 anos, logo que chegou ao Hemopa Abaetetuba para realizar a primeira doação de sangue dela.

SERVIÇO

O Hemopa Abaetetuba fica na avenida Santos Dumont, s/n, no bairro São Lourenço, e realiza a coleta de sangue de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12hh30.

Mais informações:  (91) 98568-3396

Quem pode doar?

O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos:

Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
Pesar mais de 50 kg;

Estar em boas condições de saúde;

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho);

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar sangue, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato;

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.