Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Emater entrega mudas de cacau selecionadas para aumentar a produção em Baião

Município produz cerca de 600 toneladas por ano, mas agricultores familiares vêm investindo no cultivo para diversificar a produção e aumentar a renda

Por Etiene Andrade (EMATER)
17/03/2021 14h03

Agricultor familiar de Belém recebe as suas 20 mudas de cacau selecionadas para incrementar a sua produção, totalmente orgânicaVinte e cinco famílias de agricultores do município de Baião, na região do Baixo Tocantins, receberam 500 mudas de cacau produzidas no viveiro do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). A ação está sendo desenvolvida em parceria com a prefeitura municipal e busca incentivar a produção de cacau pelos produtores locais. As mudas foram cultivadas a partir de plantas com melhor potencial produtivo, selecionadas em propriedades de agricultores já acompanhados pela Emater.

“As mudas foram produzidas por um processo de seleção local das plantas existentes e produtivas. Todo o preparo de mudas é feito no viveiro do escritório local, que tem a capacidade de produção de aproximadamente 5.000 mudas.”, explica o chefe local da Emater, Emanoel Pantoja.

Mais de 300 mudas, com seis meses de idade e excelente estado de crescimento e vigor vegetativo, já foram entregues aos produtores, desde o início de março, e a distribuição continuará até que todas as famílias de produtores familiares recolham os lotes. Grande parte dos selecionados são agricultores familiares, que cultivam culturas de subsistência, mas que buscam outras variedades com maior valor econômico.

“São agricultores que plantam mandioca, com a qual fazem a farinha, mas também vêm cultivando outras culturas com maior valor de mercado, como a pimenta-do-reino, açaí e o cacau. É para eles que estamos entregando as mudas, e vamos dar toda a orientação da Emater para a condução do plantio em suas propriedades”, informa Emanoel.

O produtor Elizeu Medeiros, 52 anos, da comunidade de Carananzal, investe na cultura do cacau e foi buscar suas mudas assim que tomou conhecimento.

“Trabalho com o plantio de pimenta-do-reino, mandioca, milho, arroz e o cacau, que com dois ou três anos já começa a produzir. Espero que com essas mudas melhoradas eu possa plantar e multiplicar mais a minha produção”, afirma o agricultor.

A produção de cacau no município de Baião está concentrada em áreas de várzeas, em grande parte nas comunidades Santa Maria do Andirobal, Matacurá, Vila Pantoja, Rua do Fogo, Xininga, Engenho e Marariá. Atualmente, a produção de cacau do município é de aproximadamente 600 toneladas por ano. 

“É uma pequena produção, mas as mudas distribuídas são um incentivo a mais para os agricultores diversificarem suas atividades. São apenas vinte plantas para cada agricultor, entretanto, se bem trabalhadas o aumento de produção virá. A planta de cacau começa a produzir com dois anos de idade, sua produção econômica é atingida com cinco anos”, assegura Emanoel Pantoja.

O cacau produzido no município de Baião é reconhecido por ser um produto totalmente orgânico, no qual os produtores não fazem uso de agrotóxicos e nem de adubos químicos.