Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FAMILIAR

Na semana da mulher, Emater entrega documentos que garantem direitos a agricultoras de Bujaru

Órgão começou a distribuição de carteiras de produtor rural para 50 mulheres do município

Por Etiene Andrade (EMATER)
10/03/2021 09h44

Quase 100 carteiras de produtor rural foram emitidas e 50 delas começaram a ser distribuídas para mulheres, esta semana, pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) de Bujaru, na região nordeste. Em um ato simbólico, a entrega foi iniciada no Dia Internacional da Mulher e respeitou todas as regras de distanciamento social definidas pelo bandeiramento vermelho, de acordo com decreto estadual.

A carteira do produtor rural é um documento importante para que o agricultor tenha acesso a espaços de comercialização de seus produtos, como feiras e mercados, explica o chefe do escritório local da Emater em Bujaru, Antônio Corrêa. “Essa é uma carteira estadual do produtor, que serve como uma identidade do produtor rural e é utilizada nas grandes feiras livres da capital. Quem não tem essa carteira, não pode comercializar seus produtos nesses espaços, pois é um documento que comprova a atividade rural do agricultor”, diz.

Josilene e Luiza receberam a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e agora o Cadastro Ambiental Rural (CAR)As agricultoras que começaram a receber a carteira de produtor rural já possuem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e algumas delas receberam também, no evento, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), como é o caso de Josilene Eliziário e Luiza Rosa, o primeiro casal homoafetivo a receber a DAP e agora o CAR, no Pará.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bujaru, Rosa Albuquerque, que participou da entrega dos documentos, considera que a história das duas representa a conquista de direitos de todas as mulheres contempladas.

“Hoje, o que vemos no sindicato é que as mulheres são mais preocupadas em estarem com a documentação correta, legalizada e, no caso da Josi e a Lu, é um orgulho ver que elas conseguiram juntas a DAP e agora o CAR. Nós, do sindicato, vemos a Emater como uma grande parceira das agricultoras e agricultores, garantindo o acesso às políticas públicas”, afirma Rosa, que aos 57 anos, é a primeira mulher a presidir o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Bujaru, onde atua no movimento sindical desde 1996.

Josilene e Luiza com os representantes da Emater e Sindicato de Produtores de BujaruO sindicato também promove a feira da agricultura familiar de Bujaru, que se caracteriza pela forte presença feminina. “As mulheres estão à frente da feira, com produtos da melhor qualidade e orgânicos”, acrescenta Rosa.

E é por conta desse cenário que a Emater está atenta às necessidades das mulheres na agricultura, como afirma Antônio Carlos Macêdo, supervisor regional da Emater em Castanhal, unidade a qual o escritório local de Bujaru está vinculado.

“Nós decidimos que seria importante iniciar a entrega das carteiras pelas agricultoras, e no Dia Internacional da Mulher, porque essa é uma maneira de reconhecer a luta e a importância das mulheres na agricultura familiar de Bujaru e de todo o Estado, onde o protagonismo feminino na agricultura se faz cada dia mais presente”, ressalta o supervisor.

O município de Bujaru tem como principal atividade a produção de mandioca e manejo de açaizal nativo, com predominância na agricultura familiar, na qual as mulheres têm ampliado sua atuação. O escritório realiza, além da assistência técnica aos agricultores, a emissão de documentos essenciais para o acesso a políticas públicas e financiamentos de crédito rural.