Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

Arcon entrega carteiras de gratuidade em Bragança

No município, a entrega das carteiras aos beneficiários será por agendamento e sob a responsabilidade da Associação Bragantina de Pessoas com Deficiência (Abradef)

Por Cybele Puget (ARCON)
08/03/2021 14h10

Mais de 40 carteiras de gratuidade para as pessoas com deficiência do município de Bragança, nordeste do Estado, foram entregues pela Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon-PA) para posterior distribuição pela Associação Bragantina de Pessoas com Deficiência (Abradef).  Na última sexta-feira (5/), a diretora de Controle Financeiro e Tarifário, Denise Pimenta entregou  presencialmente as carteiras à Abradef, que a partir de agora ficará responsável pelo planejamento de distribuição do benefício.

A diretora da Arcon, Denise Pimenta, entrega as carteiras ao presidente da Assoc. Bragantina de Pessoas com Deficiência, Flávio Miranda “Estamos nos estruturando para realizar a entregar cumprindo os protocolos de segurança com as restrições necessárias para evitar o contágio da Covid-19. Para isso, vamos buscar o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Bragança para a proteção da saúde de todos”, afirmou o presidente da Abradef, Flávio Lúcio do Carmo Miranda.

Ele enfatizou que a entrega das carteiras da gratuidade será feita mediante agendamento e de forma segura por conta da pandemia.

A Arcon trabalha, neste cenário de pandemia, com parcerias com associações, instituições e prefeituras municipais para viabilizar a entrega do documento aos municípios do Estado. “Estamos buscando alternativas para descentralizar o processo de cadastramento e a entrega das carteiras da gratuidade através das parcerias com as associações dos municípios para agilizar o processo de distribuição  do documento às pessoas com deficiência”, explicou Denise Pimenta, diretora de Controle Financeiro e Tarifário da Arcon”.

As carteiras da gratuidade que estão sendo entregues pela Arcon têm QR-Code (código de barras), o que dificulta a falsificação do documento. Para dar início ao processo de cadastramento da carteirinha da gratuidade, a pessoa com deficiência deve se dirigir à Unidade de Referência Especializada – URE/Sespa mais próxima da sua residência.

O primeiro passo para a pessoa com deficiência adquirir o benefício da carteirinha da gratuidade é a emissão do laudo médico, a partir daí inicia-se o processo para a emissão da carteirinha da gratuidade pela Arcon através de contrato firmado com o Prodepa.

A Arcon disponibiliza um número de telefone para esclarecer as dúvidas sobre documentações necessárias, e as URE´S especializadas para emissão de laudos de acordo com a deficiência do usuário. O telefone para contato é (91) 3242.1942.

A entrega das carteirinhas às pessoas com deficiência de Bragança serão agendadas pela Associação Bragantina de Pessoas com Deficiência (Abradef). mais informações pelo telefone (91) 988642626.