Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Governo realiza evento online sobre as etapas do programa Startup Pará, nesta quinta-feira, 4

A transmissão ao vivo tem início às 19h pelo canal da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) no Youtube

Por Bruna Brabo Secom (SECOM)
04/03/2021 16h54

Nesta quinta-feira (04), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) realizam uma reunião kick-off com o objetivo de esclarecer alguns dos princípios e benefícios do programa Startup Pará, estratégia do governo estadual para fomentar o empreendedorismo de base tecnológica.

O Kickoff do Programa Startup Pará, começa a partir das 19h, e será transmitido pelo canal da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) no Youtube Fapespa. 

“No evento de hoje, daremos as boas-vindas aos selecionados,  abordaremos a programação e chamadas do Programa startup Pará para o ano de 2021 e  disponibilizaremos duas palestras com representantes do ecossistema de inovação brasileiro, trazendo insights sobre Inovação Aberta. Na sequência, apenas para os selecionados teremos uma conversa reservada e mais detalhada sobre as atividades previstas para esta etapa, denominada de Execução”, afirmou a coordenadora do Startup Pará, Maria Trindade.

Das 104 inscrições recebidas na primeira chamada, 30 propostas foram selecionadas para a qualificação técnica, 15 na modalidade aceleração e 15 na modalidade novos negócios, envolvendo mentorias, contato com especialistas para validar suas propostas de negócios, entre outros serviços, além do acesso, conforme o edital, a apoio financeiro não reembolsável.

“O resultado do conjunto de propostas selecionadas mostrou-se diversificado, abrangendo iniciativas nas áreas de biotecnologia, logística, educação, agronegócio, entre outras, demonstrando o potencial de atividades inovadoras para entregar produtos e serviços de base tecnológica para o mercado paraense”, acrescentou Maria Trindade. 

O resultado também mostra uma participação significativa de mulheres à frente das iniciativas apresentadas. Um terço dos projetos selecionados propostos e coordenados por empreendedoras.

Investimento- O governo do estado, através das secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e de Planejamento (Seplan), e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), está à frente do projeto que visa a promover a geração de renda a partir de arranjos institucionais baseados em projetos das áreas de energia, mineração, piscicultura, soluções digitais, governança e outras cadeias produtivas.

Na modalidade Novos Negócios, o apoio financeiro pode chegar a R$ 80 mil, enquanto para as startups participantes da aceleração o apoio financeiro pode alcançar R$ 200 mil, lembrando que o apoio financeiro será realizado para 10 propostas de cada modalidade, após a avaliação final de sua participação no programa.

Programação

04/03
19h - Boas-vindas
Com Maria Trindade
Coordenadora do Programa Startup Pará

19h30 - Desenvolvimento sustentável e os ODS
Com Cláudio Nascimento
Diretor de Transformação Digital na Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco

20h - Importância e oportunidades da inovação aberta para as Startups
Com Valéria Barros
CEO Worth a Million - WaM.