Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Governo entrega benefícios do 'Sua Casa' para 103 famílias em Cametá

Por Bruno Magno (SEOP)
01/03/2021 14h14

“Meu sonho é fazer minha casa de alvenaria. Hoje ela é de madeira e essa ajuda do governo do Estado veio em uma boa hora e vou poder dar um conforto maior para minha. Agradeço ao governador Helder Barbalho por essa oportunidade”. O relato ao lado é da professora Eliene Cordeiro, de 40 anos, representante de uma das 103 famílias beneficiadas pelo programa “Sua Casa”, em Cametá, no Baixo Tocantins, na manhã desta segunda-feira (1º). 

O programa, que concede auxílio para construção, reconstrução e ampliação de casas para famílias em vulnerabilidade, foi entregue pelo governador do Estado, Helder Barbalho, que cumpria agenda no município, na comunidade de Curuçambaba.

“Estamos garantindo políticas públicas para essa região com a entrega do “Sua Casa”, melhorando as condições de habitação das pessoas e o crescimento econômico, por meio da geração de emprego e renda, já que o Estado também custeia a mão de obra dos trabalhadores da construção civil”, frisou o governador Helder barbalho. 

Durante a agenda, o chefe do Executivo Estadual também adiantou importantes obras do governo na região, como a pavimentação da Estada do Areião, que vai interligar a região e facilitar o escoamento da produção, e a construção de pontes e estradas. 

A dona de casa Sheila Freitas, de 42 anos, também foi contemplada pelo programa e vai utilizar o benefício para realizar um sonho. “Quero construir a minha casa e o benefício veio em boa hora, pois no momento estou desempregada e isso veio como um alívio, vou poder mais conforto para minha família”, disse ela emocionada após receber o cheque das mãos do governador. 

A Companhia de Habitação do Pará (Cohab), gerenciadora do programa “Sua Casa", vai injetar somente com esta ação, R$ 919.800,00.

O "Sua Casa" foi criado pelo governador Helder Barbalho em 2019. O programa consiste na concessão de dois benefícios, com o objetivo de garantir auxílio financeiro para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra.

O valor concedido para aquisição de material de construção e para pagamento da mão de obra é de até R$21 mil. Todos os valores são calculados levando em consideração dados previstos em uma tabela técnica.

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona, gradativamente, os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa.

“É com imenso orgulho que estamos em Cametá para agraciar as 103 famílias com o sua casa para que possam ter um qualidade de vida e dar conforto para seus entes. Futuramente queremos estar aqui para conferir as casas de vocês, este é um dos benefícios que o governador Helder Barbalho leve em todo o Pará”, ressaltou André Guedes, presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab).

Para o prefeito de Cametá, Victor Cassiano, o programa “Sua Casa” veio para mudar a realidade das famílias e ajudar a diminuir o déficit habitacional na região.

“Hoje é um momento importante para nós cametaenses, pois além do início da pesca do Mapará, o governador também está entregando os benefícios do “Sua Casa” para essas famílias que precisam dessa ajuda neste momento”, disse o gestor municipal, ressaltando que a cidade já possui mais de 100 mil habitantes.  

Cadastro - Os interessados em se cadastrar no Programa Sua Casa podem se dirigir ao prédio da Cohab ou à Secretaria de Estado de Assistência Social do município onde reside. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3214-8521.

Participaram da agenda em Cametá, a deputada federal Elcione Barbalho; deputado federal Cássio Andrade; deputado federal Beto Faro; deputado estadual Gustavo Sefer, deputado estadual Igor Normando; presidente da Companhia de Habitação do Pará, André Guedes; chefe da Casa Civil Iran Lima.