Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital de Clínicas Gaspar Vianna forma 55 residentes em várias especialidades

Com a missão de promover saúde, ensino e pesquisa, o HC já qualificou mais de 500 profissionais com os programas de Residência 

Por Marcelo Leite (COSANPA)
26/02/2021 19h43

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) realizou nesta sexta-feira (26) as solenidades de formatura de 55 concluintes dos programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional. Como medida de segurança contra a Covid-19, a cerimônia foi dividida em dois momentos e reservada aos residentes, além de representantes da direção do Hospital, da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

No primeiro momento da cerimônia, pela manhã, foram certificados 27 concluintes dos programas de Residência Multiprofissional, que engloba a formação nas áreas de Terapia Ocupacional, Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física, e têm a parceria da Uepa.Uma das formandas dos programas de Residência oferecidos pela Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna

À tarde, houve a certificação dos 28 concluintes dos programas de Residência Médica, que atualmente tem formação em 12 especialidades: Clínica Médica, Hemodinâmica, Medicina Intensiva, Urologia, Nefrologia, Psiquiatria, Cardiologia Adulto ou Pediátrica e cirurgias Geral, Vascular, Cardiovascular ou Área Básica.

Ivete Vaz, diretora-presidente da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, abriu as duas solenidades parabenizando os residentes e destacando a importância da formação constante de novos profissionais, a partir de experiências em centros de referência no sistema de saúde pública do Pará. “Ao longo de todos esses anos ultrapassamos a marca de 500 profissionais formados nesses programas. Ao concluírem essa etapa de suas carreiras, muitos destes residentes em breve estarão atuando e contribuindo para a melhoria do sistema de saúde do Pará. Para nós, isso é motivo de orgulho”, ressaltou a gestora.Para evitar aglomerações foram realizadas duas solenidades de formatura

Momento ideal - Presente nas duas solenidades como representante da Sespa, Kelly Silveira, diretora de Recursos Humanos da Secretaria, também parabenizou os formandos, definindo o momento como ideal para a chegada de novos profissionais qualificados para o mercado. “Tenho certeza que estamos recebendo profissionais com um alto nível de competência, prontos para atuar em um momento delicado, onde é necessário cada vez mais pessoas dedicadas, empáticas e que saibam lidar com tudo o que nos acomete enquanto comunidade”, complementou Kelly Silveira.

Elaine Campos de Carvalho, concluinte da residência em Fisioterapia, lembrou os desafios enfrentados ao longo dos últimos meses. “A residência faz parte do nosso ciclo como profissional. Não é uma tarefa fácil, ainda mais enfrentando uma pandemia. Mas hoje consigo enxergar o quanto isso nos fez crescer e amadurecer em um curto espaço de tempo. E isso é emocionante, porque são pessoas que admiramos alcançando seus objetivos”, frisou. 

Rubens Cardoso, reitor da Universidade do Estado do Pará, reiterou como o cenário de pandemia será marcante na carreira dos profissionais da saúde em formação. “Ainda teremos muitos desafios pela frente e, além da inteligência, a experiência vivida nos últimos meses vai nos ajudar a superar tudo isso com mais igualdade de oportunidades, respeito e solidariedade”, disse o reitor.

Entre os 55 formandos, dez receberam ainda o certificado de reconhecimento pelos melhores trabalhos na conclusão da Residência. Os trabalhos foram desenvolvidos a partir da análise de dados e experiências na aplicação de diferentes abordagens terapêuticas e da observação dos impactos da pandemia na assistência de pacientes em tratamento no HC.Concluintes dos programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional vão reforçar área de saúde em tempo de pandemia

Hospital de Ensino - Reconhecido pelo Ministério da Educação como Hospital de Ensino desde 2013, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna mantém seus programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional desde 2004 e 2012, respectivamente. Já são mais de 500 profissionais certificados, sendo 273 médicos e 236 especialistas em diversas áreas, como Terapia Ocupacional, Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física.

A partir da próxima semana, mais 57 residentes iniciam nova jornada no Hospital de Clínicas. Além dessa categoria de formação em saúde, a instituição, que é referência em Cardiologia, Psiquiatria e Nefrologia, é também campo de estágio para estudantes em graduação. No ano passado, cerca de 680 alunos encaminhados de instituições públicas e privadas de ensino superior ampliaram seus conhecimentos no HC.