Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PÓS-GRADUAÇÃO

Programa de Ciências Ambientais da Uepa abre chamada para docentes permanentes

Ao todo, são ofertadas cinco vagas, sendo uma para casa área de atuação

Por Marília Jardim (UEPA)
22/02/2021 11h48

Foram abertas nesta segunda-feira (22) e seguem até a próxima quinta as inscrições para a Chamada 2021 de Seleção de Docentes Permanentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Todas as informações estão disponíveis no edital.

Ao todo, são ofertadas cinco vagas, sendo uma para cada área: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas e Sociais; e Engenharia. As inscrições deverão ser realizadas por e-mail, com o envio de documentos de identificação, diplomas, currículo e plano de trabalho, conforme os itens destacados no edital. A avaliação será feita em uma única fase, com análise de currículo e o resultado final está previsto para ser divulgado em 8 de março.

Segundo o professor Altem Nascimento, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Uepa, a seleção busca assegurar a continuidade e qualidade da expansão do Programa, a partir da implantação do curso de doutorado em Ciências Ambientais e da interiorização das ações, com a oferta do mestrado em Ciências Ambientais e de especialização em Educação Ambiental no município de Parauapebas.

Para participar, o candidato interessado deve ser servidor efetivo do quadro da Uepa, possuir diploma de doutor, concluído até 2015, obtido em curso de pós-graduação reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou revalidado de acordo com a legislação vigente, em caso de obtenção em outro país. Professores ou pesquisadores de outras instituições de ensino superior ou centros de pesquisa também podem participar, desde que apresentem uma declaração da instituição de origem, concordando em ceder parte da carga horária do profissional para atuação como docente permanente do PPGCA, com dedicação de, pelo menos, 15 horas semanais.

O credenciamento de docentes no PPGCA da Uepa é válido apenas por um ciclo avaliativo da Capes. A estabilidade do quadro de docentes permanentes do PPGCA será objeto de acompanhamento e avaliação sistemática pelo Colegiado da Pós-Graduação (CPG). Para permanência, os professores/pesquisadores precisam atender alguns critérios, entre eles, participar de reuniões do Colegiado do PPGCA, atuar na comissão organizadora de atividades de inserção social, coordenar um projeto de pesquisa a cada ano, propor uma disciplina para credenciamento no PPGCA, que esteja de acordo com as áreas do Programa, ministrar disciplinas, orientar discentes de mestrado, entre outras atividades que devem ser realizadas ao longo do ciclo.

Todas as informações estão disponíveis em https://paginas.uepa.br/pcambientais/.