Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Exporta Pará abre inscrições para empresas interessadas em exportar

O evento online está com as inscrições abertas até o próximo dia 24, e se direciona às empresas paraenses com foco no mercado de exportações

Por Fabiana Otero (SEDEME)
18/02/2021 16h36

Sedeme oportuniza conhecimento sobre mercado exportadorCom o objetivo de promover as atividades do Plano Nacional da Cultura Exportadora no Estado, o evento online Exporta Pará está com as inscrições abertas até o próximo dia 24. Voltada às empresas paraenses que desejam ingressar no mercado das exportações, a programação ocorrerá no próximo dia 25, às 14h30, organizada pelo Ministério da Economia e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e parceiros Sebrae, Banpará, Correios, Universidade Federal do Pará (UFPA), Centro Internacional de Negócios do Pará da Fiepa, Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Parque de Ciência e Tecnologia, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Banco do Brasil e Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

De acordo com a diretora da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviço (DDICS) da Sedeme, Andrelina Lima, a exportação é um desafio para muitos empreendedores e o evento será uma oportunidade para os potenciais exportadores analisarem o nível de maturidade do negócio para o mercado internacional.

“Os empresários poderão conhecer, através do evento, os benefícios e as vantagens da exportação de seus produtos, podendo almejar novas oportunidades de receita e também a ampliação de sua capacidade produtiva, beneficiando o Estado como um todo”, destacou o secretário da Sedeme, Carlos Ledo.'Exporta Pará' foca em ativos necessários para vendas no exterior

A coordenadora de Mercado da DDICS, Luciana Centeno, explica que o evento online apresentará o Plano Nacional da Cultura Exportadora, programa desenvolvido pelo governo federal e coordenado, em âmbito estadual, pela Sedeme. O objetivo, frisou a coordenadora, é auxiliar as empresas no passo a passo para o mercado exportador.

“Nesta programação, os proprietários das empresas conhecerão as vantagens de olhar para o comércio exterior e também aprenderão sobre como aderir ao plano para que os empreendimentos se tornem exportadores. Além disso, o Centro de Internacional de Negócios da Fiepa também abordará informações sobre como fazer o “perfil empresarial”, que é uma espécie de avaliação para indicar os serviços que as empresas devem buscar para garantir a capacitação necessária voltada para a exportação”, explicou.

Luciana Centeno enfatizou, ainda, que qualquer empresa pode participar do evento mesmo que ainda não atue no mercado exportador. Ela ressaltou a oportunidade de conhecer novas estratégias para a expansão dos negócios.

Após a efetivação da inscrição, os participantes receberão o link para o acompanhamento do evento online, que será gratuito. Para garantir a participação na programação é necessário preencher o formulário no endereço específico disponível no site: https://tinyurl.com/2j973vsk