Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LEIS

Sistema eletrônico reúne acervo e permite consultas às normas legislativas do Estado

Em fase de teste, sistema está sendo usado inicialmente só por servidores da Procuradoria Geral do Estado, mas será disponibilizado ao público

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
17/02/2021 14h39

O projeto LexPGE foi apresentado nesta quarta-feira (17) e começará a ser usado pelos servidores da Procuradoria Geral do Estado Reunir o acervo completo de forma segura e atualizada de toda a produção de normas legislativas paraenses é o objetivo do LexPGE, o mais novo projeto desenvolvimento pela Procuradoria-Geral do Estado. O projeto foi apresentado nesta quarta-feira, 17, e começará a ser usado pelos servidores do órgão. 

“O LexPGE foi um projeto idealizado pelo Procurador Geral do Estado, Ricardo Sefer, para armazenar toda a produção legislativa do Pará. Esse sistema vai conter toda a nossa produção de leis ordinárias, leis complemenatares, emendas constitucionais, decretos legislativos, decretos, dentre outras espécies normativas, e atos do Chefe do Poder Executivo que importam à atuação na Procuradoria. O projeto vai ser divulgado em âmbito interno, primeiramente, e depois será aberto ao público em geral para que não só a Procuradoria, mas a sociedade toda possa ter acesso ao que é produzido através do processo legislativo estadual e pelo Chefe do Poder Executivo, explicou Robina Viana, Procuradora-Chefe da Procuradoria Consultiva, da PGE. 

ELETRÔNICO

O LexPGE é um sistema de consulta ao acervo normativo estadual e aos atos do Governador do Estado. A ideia central é disponibilizar acesso a um sistema online contendo toda a legislação estadual, com pesquisa facilitada para que se alcance a busca almejada. O sistema será disponibilizado, neste primeiro momento, somente ao público interno da Procuradoria-Geral do Estado para que ajustes possam ser feitos nessa fase de testes. 

A meta é alcançar mais de 16 mil documentos arquivados e disponibilizados para consulta rápida e eficiente de todas as normas legislativas do Pará. O arquivo está sendo alimentado gradativamente a partir das normas mais atuais às mais antigas.