Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Emater incentiva sistema de maior produtividade para criação de gado leiteiro

Com a criação intensiva, o produtor consegue otimizar a área criando mais animais em menos espaço e, de modo ambientalmente correto

Por Etiene Andrade (EMATER)
15/02/2021 15h56

Com orientação técnica da Emater, em Conceição do Araguaia, produtor rural consegue desenvolver criação intensiva de gado leiteiroA implantação de um sistema de criação intensiva de gado leiteiro na chácara Lagoa Encantada, do produtor Francisco Barroso, em Conceição do Araguaia, no sudeste estadual, é a comprovação de que é possível ao pequeno e médio produtor criar gado leiteiro de forma produtiva e ambientalmente correta.

O sistema, implantado com a orientação técnica do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em Conceição do Araguaia, consiste na instalação de um módulo rotacionado de pastejo, com área de 1.3 hectare, dividido em 26 piquetes, com capim da variedade Embrapa BRS zuri, capaz de comportar 10 vacas, onde antes apenas 1 animal conseguia pastar. 

“Com a criação intensiva o produtor consegue otimizar a área criando mais animais em menos espaço , diminui o impacto ambiental porque não utiliza áreas novas, evitando desmatar. Ele também reduz o custo com cerca, aumenta a produtividade dos animais que vão receber pastagens de qualidade de alta proteína, além da possibilidade de envolver toda a família no manejo que é simples , prático e funcional”, explicou o coordenador do escritório local de Conceição do Araguaia, Leandro Gomes, sobre as vantagens do sistema implantado em relação ao extensivo, anteriormente usado pelo agricultor.

O projeto desenvolvido na chácara Lagoa Encantada integra o Projeto Leite Araguaia desenvolvido em parceria entre a Emater e a Prefeitura de Conceição do Araguaia, por meio da Secretaria de Agricultura do Município. Para o produtor, Francisco Barroso, a execução do sistema em sua propriedade é motivo de comemoração. 

“Eu estou realizando um sonho em minha propriedade, porque eu sempre tive a ideia de que esse sistema é o melhor para o produtor, pois em vez de ser apenas uma vaca em um hectare, eu consigo colocar 10. Minha nota pra Emater para o acompanhamento que recebi é 10x10. A orientação técnica da empresa mudou tudo em minha propriedade que hoje está sendo espelho para as propriedades vizinhas”, afirmou o produtor Francisco Barroso.

A apresentação do sistema foi acompanhada por produtores da região e pela coordenação e técnicos do escritório regional da Emater em Conceição do Araguaia, responsável por 15 escritórios locais.

Leite Araguaia

O projeto Leite Araguaia foi criado em 2019 como uma parceria da Emater e prefeitura de Conceição do Araguaia com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva de leite no município, melhorando a qualidade do leite e aumentando a produção local e da região.