Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO E ECONOMIA SUSTENTÁVEL

Empresa residente no PCT Guamá libera plataforma às áreas de Engenharia e Tecnologias

Ferramenta apoia processos de ensino e aprendizagem, além de permitir a criação de uma comunidade colaborativa nesses campos de conhecimento

Por Juliane Frazão (PCTGuamá)
15/02/2021 13h05

Plataforma Labozilla, criada pela Mundo Digital Interativo (MDI), facilita e incentiva processos de ensino e aprendizagem em EngenhariaProfessores de todos os níveis das áreas de Engenharia e Tecnologia podem acessar gratuitamente dezenas de materiais interativos no Labozilla, plataforma criada pela Mundo Digital Interativo (MDI), empresa residente no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, em Belém.

Antes voltados aos assinantes da plataforma, os recursos liberados incluem livros, materiais teóricos, exercícios interativos, simuladores e laboratórios virtuais.

“Um dos fatores que motivou a criação da área do professor são os alarmantes dados da educação em Engenharia no Brasil. Muitas pesquisas apontam altos graus de evasão e dificuldades em disciplinas da área. A disponibilização desses materiais foi pensada como um instrumento para apoiar o professor nesta etapa”, afirma Manoel Sena, professor em Engenharia Mecânica  e sócio-fundador da MDI.

Os recursos podem ser utilizados tanto em aulas presenciais quanto em remotas, com eles é possível gerar atividades e acompanhar o desempenho dos estudantes. “O uso de laboratórios virtuais permite ao estudante ou ao engenheiro a criação de diferentes cenários de aplicação dos conteúdos estudados nos cursos, de forma rápida e fácil. O professor escolhe um simulador, cria uma tarefa e envia o link aos estudantes, em seguida é possível acompanhar o desempenho da turma”, explica o educador.

Além do apoio nas ferramentas de ensino e aprendizagem, o espaço do professor permite a criação de uma comunidade colaborativa na área de Engenharia. "Os professores podem criar uma atividade utilizando simulação computacional e torná-la pública para outros professores, desta forma, as boas práticas e materiais de qualidade tomam uma proporção ampla, atingindo mais estudantes. Além dos nossos simuladores e materiais interativos disponibilizados, também temos uma série de conteúdos abertos neste espaço, permitindo o estabelecimento de um repositório digital voltado para as engenharias”, complementa Manoel.

Para fazer o cadastro como professor, é preciso acessar o link https://www.labozilla.com.br/p/prof. A partir disso, é possível criar turmas, atividades e definir as instruções de manipulação dos recursos educacionais.