Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

São José Liberto convida foliões a brincar dentro de casa

Por Carol Menezes (SECOM)
14/02/2021 12h18

Começa hoje, 14 de fevereiro, a programação carnavalesca do Espaço São José Liberto, que chega ao seu ápice nesta terça, 16, a partir das 10h30, com o 12º. baile de carnaval infantil “Libertos na Folia”, este ano promovido via YouTube. No sábado, no Instagram (@espacosaojoselibertooficial), será disponibilizada uma oficina virtual de indumentárias de Carnaval para crianças e suas famílias.

A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Instituto de Gemas e Jóias do Pará (Igama), organização social que administra o local.

A proposta é oferecer, para todos que sempre frequentaram a programação que já é tradição no São José Liberto, uma possibilidade de curtir o bailinho em casa mesmo, cujo formato teve de ser adaptado por conta da crise sanitária.

"A mudança do formato se dá em função do cumprimento das medidas de combate à Covid- 19. Entendemos que também é um direito da população o acesso à cultura, ao entretenimento, ao lazer, e vimos a importância de buscarmos, pela utilização das plataformas digitais disponíveis, essa superação do funcionamento das programações culturais presenciais", explica Rosa Helena Alves, diretora executiva do Igama.

A gestora convida os participantes inclusive a interagirem com os demais brincantes, postando os resultados das dicas dadas durante a oficina e da própria brincadeira em casa durante o bailinho e nos outros dias de folia.

"Queremos ver as pessoas postando suas fotos com as fantasias, com os instrumentos produzidos a partir da oficina. É muito importante assegurar esse acesso digital às atividades que, por ora, não podem ser presenciais, mas isso não impede de reunir quem está em casa para um momento de diversão. Com a pandemia, o Governo do Estado vem orientando que as instituições se reinventem, e por isso estamos propondo novas formas e possibilidades", justifica Helena.