Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E LAZER

Estação das Docas e Mangal das Garças garantem lazer com segurança aos paraenses

Todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 serão reforçadas nos período de carnaval

Por Giovanna Abreu (SECOM)
12/02/2021 13h41

Em Belém, o Parque Zoobotânico Mangal das Garças funcionará no período de carnaval, de 13 a 17 de fevereiro, das 8h às 18hA semana de carnaval está na porta e com as restrições exigidas pela pandemia da Covid-19 para evitar a proliferação do vírus, neste ano, não haverá as tradicionais festas carnavalescas, mas muitas pessoas estão em busca de passeios divertidos que garantam todas as medidas de segurança. Em Belém, o Parque Zoobotânico Mangal das Garças e a Estação das Docas estão entre essas opções. Todos os cuidados estão sendo reforçados, prevendo o aumento de circulação de pessoas nos próximos dias.

Segundo o diretor Operacional da Organização Social Pará 2000, Edgar Marques, que administra os espaços, desde a reabertura dos complexos, todas as medidas de prevenção contra a doença, como a aferição de temperatura na entrada, obrigatoriedade do uso de máscaras para a permanência nos locais, disponibilização de totens de álcool 70 em pontos estratégicos e comunicação visual de orientação sobre prevenção estão sendo cumpridas.

Comunicação visual orienta sobre a necessidade de prevenção contra a Covid-19 e cuidados são reforçados nos espaços de lazer “No período do carnaval, vamos reforçar a quantidade de funcionários para garantir o cumprimento das normas definidas pelos decretos estadual e municipal. A compreensão de todos que visitam os espaços é muito importante para garantir o lazer com segurança”, ressalta o diretor.

MANGAL DAS GARÇAS

O Mangal das Garças funcionará no período do carnaval, de 13 a 17 de fevereiro, de 8h às 18h. Inclusive na próxima segunda-feira (15), que é o dia tradicional de manutenção, o parque estará aberto, excepcionalmente. Cerca de 90% do espaço é ao ar livre, o que se torna uma opção de lazer seguro, que obedece aos critérios de segurança, respeitando o quantitativo de pessoas de cada atração.

Com o filho nos braços, o defensor público Reinaldo Martins visitou o Mangal nesta sexta-feira (12) e elogiou o ambiente bonito e seguro O defensor público, Reinaldo Martins, levou o filho para passear no Mangal, na manhã desta sexta-feira (12), e ficou feliz em encontrar um ambiente seguro, que garante a interação com a natureza. “Por ser um ambiente amplo e sem aglomeração, aqui no Mangal a gente pode se divertir, espairecer com as crianças, sem correr tanto risco. Ao longo do parque tem várias pias espalhadas, para entrar nas atrações o álcool em gel é oferecido. Então é um programa que relaxa tanto os pais quanto as crianças”, conta.

A farmacêutica Janaína Lavolato, natural de Curitiba, sobre a visita ao Mangal: "A pandemia não acabou, é preciso respeito às normas” A farmacêutica Janaína Lavolato, que é curitibana e mora há dois anos em Belém, aproveitou o clima desta manhã para levar seu filho ao Mangal e afirma que desde a entrada já pôde perceber os cuidados. “Mediram minha temperatura, todos usam máscaras, há vários avisos espalhados, o que nos dá mais segurança para fazer o passeio. A gente se sente um pouco mais livre, embora cumpra todos os cuidados. A pandemia não acabou, precisamos buscar opções de equilíbrio, em que a gente consiga fazer um programa legal, mas com respeito às normas”, ressalta.

ESTAÇÃO DAS DOCAS

Estação das Docas abrirá nos dias de carnaval (de 13 a 17 de fevereiro), de 10h a zero hora, cumprindo todos os protocolos de saúdeA Estação das Docas abrirá normalmente nos dias de carnaval (de 13 a 17 de fevereiro), de 10h às 00h, seguindo todos os protocolos de saúde. A auxiliar de enfermagem, Regina Silva, afirma que desde o início da pandemia, este foi o terceiro passeio na Estação.

“Me sinto muito segura e por isso vim novamente. Logo na entrada, tem um responsável por aferir a temperatura e oferecer álcool em gel. Tem locais que não há esse cuidado. Aqui dá pra andar livremente, não tem aglomeração, o distanciamento é respeitado. A gente pode se divertir, sem esquecer os cuidados necessários”, ressalta.  

PARQUE DO UTINGA

O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna estará aberto ao público dentro do horário normal, de 6h às 17h, no período de carnavalO Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, que também é administrado pela Pará 2000, estará aberto ao público dentro do horário normal, de 6h às 17h, no período de carnaval. Geralmente as terças o espaço é fechado para manutenção, mas na próxima, dia 16, estará aberto, excepcionalmente. 

Confira as agendas de todos os locais:

Estação das Docas

Funcionamento de 13 a  17 de fevereiro
13/02 (sábado)  – 10h às 0h
14/02 (domingo) – 10h às 0h
15/02 (segunda-feira) – 10h às 0h
16/02 (terça-feira) – 10h às 0h
17/02 (quarta-feira) – 10h às 0h

Mangal das Garças

Funcionamento de 13 a  17 de fevereiro
13/02 (sábado)  – 08h às 18h
14/02 (domingo) – 08h às 18h
15/02 (segunda-feira) – 08h às 18h * aberto excepcionalmente
16/02 (terça-feira) – 08h às 18h
17/02 (quarta-feira) – 08h às 18h

Programação diária no Mangal:
- Soltura das borboletas no Borboletário: 10h e 16h (monitorado)
- Passeio da Coruja Olívia: de terça a sexta – 17h
- Alimentação das garças no Recanto da Curva: 11h, 15h, 17h30
Para visitar os espaços monitorados, é necessário adquirir o ingresso por R$ 5

Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna
Funcionamento de 13 a  17 de fevereiro
13/02 (sábado)  – 06h às 17h
14/02 (domingo) – 06h às 17h
15/02 (segunda-feira) – 06h às 17h
16/02 (terça-feira) – 06h às 17h *excepcionalmente
17/02 (quarta-feira) – 06h às 17h