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Alunos da rede estadual são destaques no III TechCamp Pará

Competição reúne Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e o vencedor da edição de 2020 foi Ádison Moura, de 15 anos, de Icoaraci

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
12/02/2021 12h49

Estudante da Escola Estadual Jorge Lopes Raposo, em Icoaraci, Ádison Moura, de 15 anos, faturou o III TechCamp ParáA Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE), vinculada à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), divulgou a lista dos ganhadores do III TechCamp Pará, realizado entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021. Por conta da pandemia da Covid-19, os alunos tiveram desafios semanais de forma online.

Foram selecionados 40 alunos da rede pública estadual e de educação básica do Estado do Pará. Os competidores foram submetidos a 10 atividades Steam semanais (metodologia de Educação), com os professores-orientadores acompanhando e estimulando o andamento das tarefas.

Cada aluno precisou construir um protótipo (modelo) e gravar um vídeo relacionando o desafio da semana com os objetos de conhecimento que poderiam ser encontrados no protótipo. 

Ilane Martins, da Escola Estadual Do Rocha, de 11 anos, e Samuel Pinheiro, da 'Jarbas Passarinho', foram os alunos Destaque da ediçãoOs alunos experimentaram a metodologia Steam que busca integrar conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Por meio de atividades que possibilitam o aprendizado, os alunos participantes criaram hipóteses, testaram os materiais pedagógicos e tecnológicos enviados pela Seduc.

O ganhador da edição de 2020 foi o aluno da Escola Estadual Jorge Lopes Raposo, em Icoaraci, Ádison Moura, de 15 anos. "O III TechCamp Pará foi algo muito gratificante e possibilitou a pesquisa de vários assuntos com a finalidade de explicar cada desafio. Todos os detalhes proporcionaram aprendizados importantes para mim, uma vez que, foi necessário bastante raciocínio, consulta aos orientadores e montagem de desafios”, ressaltou o vencedor.

O projeto TechCamp Pará também promove a disseminação da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática aos professores e alunos das redes públicas de ensino, além de integrar e fortalecer as redes públicas do estado.

“A experiência insere muita informação no estudante, no sentido em que coloca o aluno como protagonista, pois é o principal responsável por entregar e responder o desafio da questão posta, Já o professor, orienta na questão para os alunos”, explicou o professor e orientador da disciplina de Física, José Cruz.

O projeto TechCamp Pará é realizado desde 2018, com ações inspiradas no programa Steam (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) TechCamp Brasil. A iniciativa é da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) que tem como objetivo articular e aprimorar ações existentes e implantar ações voltadas à aprendizagem ativa de Steam nas redes públicas de educação básica do Brasil.

"Os nossos objetivos são disponibilizar o acesso e participação de forma igualitária com os alunos da educação especial, incentivar a participação das mulheres, nesse campo de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, fazer com o que o próprio aluno seja protagonista do seu aprendizado”, salientou o técnico da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE), Rafael da Luz Herdy.

Para a professora Adriana Barros, do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), em Bragança, no nordeste do estado, esta edição com o ensino remoto possibilitou a participação de professores e alunos de várias cidades do estado, integrando o estado para a educação. 

“O III Techcamp Pará plantou sementes de uma aprendizagem ativa e mão na massa em várias cidades do nosso estado, como é o nosso caso, somos de Bragança, por meio da participação de professores e alunos e o contexto atual”, disse a professora-orientadora. 

O programa também premiou outros alunos da rede estadual nas seguintes categorias:

DESTAQUE

Nesta categoria foram premiados os alunos que apresentaram bom desempenho em suas habilidades educacionais, como a aluna do 5º ano do fundamental da escola estadual Do Rocha, Ilane de Souza Martins, de 11 anos. 

“A Ilane é muito presente nas atividades escolares, porque é uma criança que tem uma enorme curiosidade e sempre fica buscando mais para o seu conhecimento. Até eu mesma, que sou mãe, fico surpreendida com tal curiosidade e esperteza dela”, comentou Izolina Martins, mãe da estudante.

Além de Ilane Martins, o aluno Samuel Pinheiro, do 7ª ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Jarbas Passarinho, também foi selecionado nesta categoria

SUPERAÇÃO

Foram premiados os alunos que tiveram evolução no processo de aprendizagem, superando suas particularidades:

- Aluno da educação especial, José Luís Antônio Pinto - Escola Erc Lourenço Filho (Fundação Pestalozzi). 

- Sandro Victor Ferreira Teixeira, da 2ª série do ensino médio - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Yolanda Chaves, em Bragança.

- Andrei Victor da Silva Araújo, 2ª série do ensino médio, da Escola Estadual Augusto Meira.

- Gustavo Cícero Carneiro Maciel, 2ª série do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Médio Augusto Meira.

EDIÇÕES ANTERIORES

Em 2018, foi realizada uma mostra de 20 trabalhos científicos realizados pelos estudantes da rede pública de ensino e, também, foram ofertados cursos para professores e os participantes na área de Sream, entre eles robótica e programação ferramentas digitais de aprendizagem.

Em 2019, o evento se transformou no futebol de robôs, em que alunos da rede pública de ensino construíram robôs feitos de material reciclado que podiam ser controlados pelo smartphone o processo todo durou um ano.