Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Governo do Pará relança festival musical que vai ajudar diretamente 1,6 mil músicos, DJs, técnicos e holds

Conteúdo musical será exibido nos intervalos da programação da TV Cultura a partir desta quinta-feira (11)

Por Leonardo Nunes (SECOM)
10/02/2021 17h24

Nesta quarta-feira (10), o governador Helder Barbalho anunciou que o Governo do Pará vai realizar a segunda edição do Projeto ‘Minha Banda na Cultura'. A medida vai garantir apoio emergencial financeiro de R$ 500 para 1,6 mil profissionais da música, entre eles, músicos, DJs, técnicos e holds que formam as equipes, com mais de 320 bandas e grupos do Estado que foram diretamente impactados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Governador Helder Barbalho e a secretária de Cultura Úrsula VidalO governador Helder Barbalho explicou que a medida é compensatória por conta das restrições sanitárias implementada na rotina dos paraenses para preservar a vida e evitar o contágio e avanço da Covid-19. O chefe do Poder Executivo Estadual informou que os interessados em aderir ao auxílio devem acessar o site da Secretaria de Estado de Cultura. O conteúdo musical será exibido nos intervalos da programação da TV Cultura a partir desta quinta-feira (11).

“Já havíamos apoiado desde o ano passado, através da Lei Aldir Blanc, mais de R$ 10 milhões em projetos para os fazedores de cultura. Acabamos de assinar o temo de fomento com a Academia Paraense de Música que permitirá que seja feito uma ajuda emergencial para aqueles que estão envolvidos nas atividades culturais e estão sofrendo com as dificuldades do momento”, disse o governador.

“Essa medida é para atravessar as dificuldades e vencer a pandemia. Temos que priorizar a vida. Os sacrifícios que estão sendo feitos por tantos profissionais não podem ser esquecidos e, por isso, o Governo do Estado está tomando essa iniciativa”, completou Helder Barbalho.

A secretária de Estado de Cultura, Úrsula Vidal, detalha que, por meio da lei Aldir Blanc, o Estado contemplou 732 projetos voltados para gravação de CDs, realização de festivais e oficinas musicais. “Neste momento de cuidados mais restritivos em relação à pandemia, o governador orientou fazermos um projeto de assistência imediata aos músicos diretamente envolvidos na noite e eventos”, detalhou.

Úrsula Vidal, secretária de Cultura

Divulgaçãoem 118 municípios paraenses

A secretária Ursula Vidal explicou, ainda, que o Estado, em parceria com a União dos Artistas Paraenses (Uniaspa), vai credenciar os 1.600 profissionais que irão receber o auxílio. “Além de oferecer esse apoio emergencial para a cadeia produtiva da música, nós também abrimos uma janela de oportunidades para divulgação do trabalho realizado por essas bandas, artistas e cantores por meio de clipes que serão exibidos nesta grande parceria que estamos renovando com a TV Cultura”, disse.

“Enquanto emissora cultural , educativa e estatal, é fundamental a participação neste processo que ajuda fomentar e divulgar a cultura paraense, no caso específico, através da música. No momento em que fazemos parte deste projeto também temos a oportunidade de aumentar a grade local da emissora com conteúdo cultural para nossas 76 retransmissoras que tem uma cobertura de 118 municípios do Estado”, completou o presidente da Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), Hilbert Nascimento.

Categoria aprova apoio do Estado

O presidente da União dos Artistas Paraenses (Uniaspa), Júlio César Patrício, ressalta que a pandemia impactou diretamente na categoria, que tem passado por dificuldades por conta das medidas restritivas que interferem no funcionamento dos estabelecimentos noturnos, exibição musical e aglomeração de pessoas. “Motivo de alegria e comemorar mais um festival que, de alguma forma, tem algum caráter emergencial para todos que vivem da arte”, ponderou.

O representante do segmento de aparelhagem e técnicos que trabalham nos bastidores musicais, DJ Edilson Santos, também comemora. “Estamos vivendo um momento muito crítico. O movimento das aparelhagens está parado desde março do ano passado. Neste segundo festival houve a sensibilidade de agregar alguns Djs do nosso movimento para que pudéssemos receber um pouco deste recurso, já que estamos sem trabalhar e passando por dificuldades”, disse.

O deputado Estadual Miro Sanova, também aprovou a medida assistencialista do Governo e ressaltou a sensibilidade do Poder Executivo Estadual com a categoria. “Mais uma vez o Governo está sendo parceiro dos artistas. Será o segundo festival que o Estado libera recursos. Enquanto deputado participamos fazendo o meio de campo entre os envolvidos e estamos muito felizes como resultado”, comentou.