Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO

Fundação ParáPaz comemora 100 mil atendimentos do 'Ação Cidadania'

Em 2021, está previsto o lançamento do ‘Cidadania por todo o Pará’, com o objetivo de atender cerca de 30 municípios do Estado

Por Giovanna Abreu (SECOM)
09/02/2021 10h17

Em 2019 e 2020, mais de 7 mil pessoas conseguiram emitir certidões de nascimento e tiveram acesso aos atendimentos de saúdePor meio do programa Ação Cidadania, a Fundação ParáPaz alcançou a marca de 100 mil atendimentos itinerantes em cerca de 30 municípios paraenses e dez bairros da capital. A emissão do RG é um dos principais serviços procurados, com mais de 35 mil registros feitos. Mais de 7 mil pessoas conseguiram emitir certidões de nascimento e tiveram acesso aos atendimentos de saúde. Os serviços de orientação jurídica foram utilizados por 3 mil paraenses, entre outros tipos de atendimentos oferecidos.

“Alcançar esta marca de 100 mil atendimentos entre os anos 2019 e 2020 demonstra o quanto as ações de cidadania são importantes. Atuamos em parceria com diversas secretarias estaduais e levamos serviços essenciais para a população, que passou a ter acesso e a oportunidade de resolver, em um único dia e lugar, diversos atendimentos que necessita” - Sidney Gouvêa, presidente da ParáPaz.

Sidney Gouvêa, presidente da ParáPazSolange dos Santos, 35 anos, participou de uma das edições do Ação Cidadania, no bairro da Marambaia. Ela perdeu o RG e precisava tirar a segunda via do documento. Na ação, encontrou a oportunidade que precisava, especialmente, pela gratuidade dos serviços.

“É difícil, na correria do dia a dia, a gente parar e ir em cada lugar procurar um determinado serviço ou fazer atendimentos, mesmo sabendo que são tão importantes. O governo do Estado aproximou essa oportunidade da gente. Consegui tirar meu RG, aproveitei pra fazer testes rápidos e atendimentos de saúde. Na próxima, vou levar meus filhos para regularizar os documentos de identidade. É muito boa essa iniciativa”, ressalta.

Em dois anos de gestão, 60 ações já foram realizadas. Entre os parceiros da Fundação estão a Polícia Civil do Pará, Segup, Sespa, Sejudh, Seaster, Seduc, Cohab, Cosanpa, Hemopa, Prodepa e Defensoria Pública.

Durante a pandemia da Covid-19, as ações de cidadania são realizadas de acordo com as medidas estabelecidas pelos protocolos de saúde contra o novo coronavírus, com uso obrigatório de máscara, a disponibilização de álcool em gel e assegurando o distanciamento entre os usuários.

LANÇAMENTO

Segundo Sidney Gouvêa, em 2021, está previsto o lançamento do programa ‘Cidadania por todo o Pará’, visando ampliar os serviços e atender cerca de 30 municípios paraenses.