Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

No 'Dia da Internet Segura', Prodepa alerta sobre cuidados com a navegação no ambiente digital

Data é uma iniciativa anual, que envolve diferentes atores públicos e privados como forma de conscientizar sobre o uso seguro e responsável da tecnologia

Por Luiz Flávio (PRODEPA)
08/02/2021 12h27

A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) aproveita o “Dia da Internet Segura”, celebrado na terça-feira (9), para alertar a comunidade sobre os cuidados necessários durante a navegação virtual. Criado pela Rede Insafe, na Europa, a data é uma iniciativa anual, que envolve diferentes atores públicos e privados como forma de conscientizar sobre o uso seguro e responsável da tecnologia. Este ano, a celebração da data conta com a participação de mais de 140 países, que contribuem com campanhas de uso cidadão e responsável da internet.

O analista de sistemas e gerente de Suporte Técnico da Prodepa, Bruno Benchimol, diz que o que torna a internet um lugar menos seguro são os hábitos dos usuários de não perceberem ou não se interessarem pela segurança da navegação.

“Quanto mais você usa a Internet e os produtos por ela oferecidos, menos você pensa sobre segurança. Diferente de quando um suspeito armado passa numa rua, e você identifica o perigo, no ambiente digital não vemos o inimigo, por isso, muitos não o identificam”, alerta o gerente da Prodepa.

Para o analista de sistemas, a falta de atenção dos usuários é que facilita os golpes e faz com que as fraudes ocorram, sendo necessária atenção redobrada para os sites e aplicativos que são acessados.

“Nunca se deve acessar e-mails com mensagem tipo: ‘Clique aqui e fique rico”, por exemplo. Se a mensagem parecer estranha, não acesse. Se a mensagem supostamente veio do banco, pedindo para ligar para a instituição e o número for diferente do que é utilizado, não ligue! O ideal é usar o número de costume, ou ir até uma agência. O ideal é desconfiar de tudo”, recomenda Benchimol.

A internet é um ambiente amplo, com muitas informações, ofertas de serviços e produtos, então, o usuário pode cair facilmente num golpe e perceber, por exemplo, que um vírus invadiu seu dispositivo eletrônico e seus dados foram roubados. A orientação é que o internauta tome algumas providências. Veja:
 
Cuidados

1. Se você acha que foi vítima, primeiro informe o site ou aplicativo, através do próprio suporte técnico, ou por outros canais disponíveis para atendimento, em uma página diferente de onde ocorreu o acesso suspeito;

2. Mantenha toda a parte de proteção do seu dispositivo atualizada, como o antivírus, por exemplo;

3. Opte por antivírus mais utilizados do mercado, de marcas conhecidas;

4. É preciso ter bastante cuidado ao acessar serviços de conexão pública, no uso de redes abertas de conexão (Wi-fi), em shoppings centers, restaurantes, aeroportos, dentre outros. No notebook ou no celular, existem serviços que devem ser evitados como aplicativos bancários e contas de e-mails. Estes estão entre os itens que devem ser acessados privadamente. Quando necessário o uso de redes abertas, o melhor a fazer é não acessar redes desconhecidas e sem nome; 

5. Redobre a atenção para os aplicativos e sites de jogos, de quiz (perguntas e respostas) ou de avaliação de personalidade, muito famosos nas redes sociais, estas brincadeiras aparentemente inofensivas podem roubar informações pessoais; 

6. Leia as informações a respeito dos dados que serão compartilhados. Não acesse qualquer joguinho. Não clique em tudo. Afinal, você não está pagando nada, você não sabe como estão ganhando com aquilo. Suas informações podem estar sendo vendidas, ou compartilhadas. Sempre analise os termos de serviços para saber a política de uso dos dados, nos sites e aplicativos que acessa.